Workshop dá início às oficinas do PlanificaSUS em Lagarto
O projeto vai otimizar o diálogo de forma integrada entre a Atenção Ambulatorial Especializada com a Atenção Primária. As oficinas seguem até esta sexta- feira
Ao lado do governador Belivaldo Chagas, o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira, participou na manhã desta terça-feira, 9, do Workshop de Abertura de Oficinas do PlanificaSUS, projeto focado na organização dos processos de trabalho da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária e desenvolvido através da parceria do Ministério da Saúde, Conselho Nacional dos Secretários de Estado da Saúde (Conass), governos estaduais e prefeituras municipais, com o apoio do Hospital Albert Einstein.
O evento, realizado no auditório do Campus de Lagarto da Universidade Federal de Sergipe (UFS), é voltado para gestores e técnicos que atuam nas duas áreas de interesse nos municípios que compõem a Região de Saúde de Lagarto, que são, além da sede, Simão Dias, Tobias Barreto, Riachão, Salgado e Poço Verde. Até a próxima sexta-feira, 12, várias oficinas serão realizadas pelo PlanificaSus.
Na abertura do Workshop, o governador Belivaldo Chagas, o secretário Valberto de Oliveira, e prefeitos da região de Lagarto assinaram o Termo de Cooperação Técnica com o Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do SUS (Proadi –SUS), pelo qual foi possível viabilizar a participação de parceiros no PlanificaSus como o Hospital Albert Einstein. A vice-governadora Eliane Aquino assinou o documento como testemunha. A assinatura consagra o interesse do governo de Sergipe e gestores municipais no projeto.
Em seu pronunciamento, o secretário Valberto de Oliveira enfatizou a importância do projeto e anunciou a implantação do PlanificaSus também na região de saúde de Itabaiana. “A princípio, apenas a região de Lagarto havia sido selecionada para receber o projeto, mas tivemos a boa notícia de que a de Itabaiana também será contemplada, o que evidencia para nós o empenho do governador Belivaldo Chagas de tratar a saúde do povo sergipano com respeito. Com o PlanificaSus vamos avançar na qualidade da assistência”, assegurou.
O PlanificaSus é, como disse o diretor de Atenção Integral à Saúde (Dais), da Secretaria de Estado da Saúde (SES), João Lima, sinônimo de organização dos processos de trabalho no território, ou seja, no município onde o cidadão mora, onde estão instaladas as Unidades Básicas de Saúde, principal porta de entrada do SUS.
“O trabalho do PlanificaSus será executado principalmente dentro das Unidades Básicas de Saúde, trazendo a padronização da organização dos processos de trabalho, o que é fundamental. Muitas vezes a gente vê unidades que se destacam e outras não. Então o PlanificaSus vem para padronizar as ações e serviços. É preciso também organizar o acesso dos usuários às consultas e exames de média complexidade e é por isso que o projeto trabalha tanto a Atenção Primária quanto a Atenção Ambulatorial Especializada, para que as áreas se comuniquem, discutam os casos dos pacientes”, explicou o diretor da Dais
A consultora regional do Hospital Albert Einstein, Ana Paula de Varrez, informou que a instituição parceira veio implantar a metodologia do PlanificaSus, que é a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária de Saúde. Segundo ela, à medida que organização dos processos avança, melhora o acesso dos usuários a serviços de mais qualidade.
A prefeita de Lagarto, Ilda Ribeiro, declarou apoio integral ao projeto e se disse preocupada em avançar na qualidade da saúde oferecida à população. “Tenho grande respeito pelo meu povo, de modo que é compromisso meu lutar por uma saúde melhor. Creio que iremos alcançar essa meta com o PlanificaSus”, enfatizou.
A representante do Conass no workshop, Maria José de Oliveira Evangelista, destacou a importância do momento. “Vejo aqui no Estado de Sergipe a junção da decisão política, tendo em vista a presença do governador, da vice-governadora Eliane Aquino e da UFS, com a capacidade técnica que a SES tem junto com o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems), de reorganizar o sistema de saúde na região, que depois será ampliada para as demais. Sem a organização da Atenção Primária não tem como organizar o SUS”, considerou.
O representante do Ministério da Saúde, Leonardo Ferreira de Almeida, disse que o órgão federal vem acompanhando o movimento de PlanificaSus, tendo participado de outras agendas, como reuniões preparatórias. “Esse é um projeto de gestão, de Atenção e, acima de tudo, um movimento de educação permanente em saúde, porque traz m seu bojo a necessidade de transformação no planejamento e na execução dos processos de saúde, além de propor mudança nas práticas dos gestores e dos profissionais de saúde”, opinou.
Participaram da abertura do workshop o governador Belivado Chegas, a vice-governadora Eliane Aquino, prefeitos e gestores municipais de saúde, representantes do Cosems, do Conass, da Universidade Federal de Sergipe, do Hospital Regional de Lagarto, e técnicos da Secretaria de Estado da Saúde.
Fotos: Flávia Pacheco SES
Publicado: 9 de julho de 2019, 16:44 | Atualizado: 9 de julho de 2019, 16:44