Sobre a Ouvidoria
MISSÃO, VISÃO, VALORES
Missão
Ser um canal de comunicação e articulação entre o cidadão, que exerce seu papel no controle social, e o gestor, visando contribuir para melhoria contínua dos serviços prestados pelo SUS.
Visão
Ser referência em Ouvidoria Pública da Saúde, garantindo e ampliando acesso do cidadão na busca efetiva de seus direitos, atuando enquanto ferramenta de gestão e instrumento de fortalecimento do controle social.
Valores
- Zelar por ações que garantam as questões éticas assegurando a privacidade e a confidencialidade em todas as etapas do processamento das manifestações registradas na Ouvidoria.
- Democratizar o acesso às informações coletivas de saúde.
- Ter respeito ao cidadão com garantia de respostas às suas demandas, de acordo com os Princípios e Diretrizes do SUS.
- Agir com autonomia, integridade, transparência, imparcialidade e justiça.
- Contribuir para a observância dos princípios da legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade e eficiência da administração.
OBJETIVOS
Objetivo Geral
Assegurar ao cidadão a oportunidade de participar da Gestão de Políticas Públicas da saúde, traduzida na capacidade de manifestar suas sugestões, reclamações, denúncias e elogios, através de canais ágeis, eficientes e eficazes.
Objetivos específicos
- Ampliar a participação do cidadão garantindo a escuta, análise e o retorno das suas demandas;
- Criar um canal direto de comunicação e escuta qualificada, que tenha como características a independência, autonomia e ética, preservando o sigilo que a atividade requer;
- Possibilitar à instituição a avaliação contínua da qualidade dos serviços prestados;
- Produzir relatórios gerenciais que subsidiem a gestão na sua tomada de decisões como também o Controle Social, possibilitando ampla articulação entre cidadão e demais atores envolvidos com a Saúde Pública.
ATRIBUIÇÕES DA OUVIDORIA
- Prestar esclarecimento e dar informações que dizem respeito à saúde em geral;
- Criar espaços de cidadania e fomentar o controle social;
- Prestar esclarecimentos sobre o funcionamento da rede;
- Mediar acesso aos serviços de saúde;
- Viabilizar e criar medidas que permitam a gestão do SUS;
- Estabelecer e acompanhar as etapas do fluxo que compreendem a relação com o usuário e o atendimento às demandas;
- Acolher a demanda da população e criar dispositivos que possibilitem sua participação na avaliação dos resultados obtidos;
- A partir das demandas, tomar medidas que impliquem na regulação e/ou modificação das políticas públicas de saúde;
- Controlar o nível de satisfação dos usuários tendo em vista as ações realizadas pela Ouvidoria na resolução dos problemas por eles apontados.
NÃO SÃO ATRIBUIÇÕES DA OUVIDORIA
- Serviço social;
- Agendamento de exames e consultas;
- Auditoria;
- Corregedoria;
- Serviço de Atendimento ao Consumidor – SAC;
- Assessoria Jurídica;
- Assessoria de Comunicação.
Publicado: 17 de janeiro de 2020, 16:48 | Atualizado: 20 de janeiro de 2020, 09:51