Voluntários do Master Sergipe de Handebol realizam campanha para contribuir com doação de sangue
Por Rosângela Cruz
Nesta quarta-feira, 9, um grupo que integra o Master Sergipe de Handebol organizou uma ação solidária no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) para incentivar a doação de sangue. A mobilização dos voluntários e de instituições parceiras, além de colaborar com o estoque estratégico de sangue da unidade, divulga a importância do ato, para manutenção do atendimento transfusional para rede hospitalar pública do Estado.
O professor e atleta, Alexandre Cerqueira explicou que a ideia para realização de uma ação conjunta surgiu a partir da postagem de um membro do grupo. “O nosso colega Denilson Sobral fez uma doação de sangue e postou a foto em nosso grupo. Achamos um gesto importante e positivo, conversamos com outros colegas e decidimos organizar uma campanha com a participação de todos”, relatou ao ressaltar que a ação será permanente. “Queremos estimular a adesão da ala feminina do handebol”, afirmou.
Para Alexandre que é doador do grupo Ab negativo, a doação de sangue representa um ato de caridade ao próximo. “Essa é a maior expressão de amor que podemos ter com as pessoas. Quando a gente consegue praticar um gesto dessa grandeza, estamos cumprindo os ensinamentos de Deus”, declarou o atleta.
Membros do grupo, Nicanor de Farias Neto e o irmão Gicélio Santos Filho, também aderiram à ação. “Sou doador, mas estava sem contribuir com o serviço. A campanha do Master foi à oportunidade para renovar o gesto”, revelou Nicanor. “É importante e interessante incentivar outras pessoas e grupos a fazerem a doação de sangue”, completou Filho.
Criado no ano passado, o Master Sergipe conta com cerca de 70 membros, dentre praticantes do esporte e ex-atletas da Seleção Sergipana de Handebol. O grupo que recentemente participou do I Encontro do Nordeste Master de Handebol, também desenvolve ações voltadas ao apoio de instituições de caridade e unidades hospitalar.
Responsabilidade social
Conforme a gerente de Captação de Doadores do Hemocentro de Sergipe, a assistente social Rozeli Dantas, a atividade organizada pelos atletas relaciona a doação voluntária de sangue com a prática de esporte. “É uma alegria perceber que a cada dia, a sociedade está mais interessada em ajudar. O gesto deles vem contribuir para conscientização do quanto é importante às ações destinadas a responsabilidade social”, destacou.
Campanhas
Para realizar o agendamento de campanhas para doação de sangue e o cadastro de medula óssea é necessário entrar em contato com o Serviço Social do Hemocentro de Sergipe. A unidade funciona diariamente de segunda à sexta-feira, das 7h30 às 17h30, e aos sábados e feriados, das 7h às 11h. Mais informações através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.
Publicado: 10 de março de 2016, 19:37 | Atualizado: 10 de março de 2016, 19:37