Valberto de Oliveira apresenta prestação de contas do 3º quadrimestre de 2018
Aconteceu nesta quinta-feira, 27, na sala de Comissões Deputado Guido Azevedo da Assembleia Legislativa de Sergipe (Alese), a apresentação do relatório de prestação de contas do 3º quadrimestre de 2018, da Secretaria de Estado da Saúde (SES). Na oportunidade o secretário Valberto de Oliveira informou à Comissão de Saúde da Casa sobre os investimentos realizados e os avanços alcançados na área nos últimos quatro meses do ano, de acordo com o que preconiza o parágrafo 5º do Artigo 36 da Lei Complementar Federal nº 141, de 13 de janeiro de 2012.
De acordo com o secretário, em 2018, principalmente, uma ação que começou antes do último quadrimestre, mas que os efeitos começaram a surgir já no final do ano, foram as ações que o Governo do Estado realizou, através da Secretaria, no Hospital de Cirurgia. Essas ações resultaram no dinamismo que o governo necessitava para resolver o problema da superlotação do Huse.
“Saúde se faz com muito recurso e o que vem do Ministério da Saúde não cobre, não dá para se fazer, plenamente, as ações. É preciso que o governo complemente e está aí a dificuldade. Em 2018 a gente começou a chegar mais nos nossos Hospitais Regionais, começou a dar o olhar que o Hospital de Urgência (Huse) necessitava. Eu acho que isso é um destaque especial porque nós tivemos que fazer contratos, otimizar algumas receitas, para que tudo isso fosse possível”, disse o secretário de Estado da Saúde, Valberto de Oliveira.
Avanços
O secretário comentou que na Rede Hospitalar de Urgência, entre os avanços em benefício da população sergipana, estão a instalação do tomógrafo no Hospital Regional de Itabaiana, equipamento em funcionamento desde setembro de 2018, com oferta de exames de tomografia computadorizada. A reforma na estrutura física da UTI Pediátrica do Hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) a fim de viabilizar a implantação dos leitos, com 70% da obra concluída. A construção do anexo da Maternidade Nossa Senhora de Lourdes – antiga Maternidade Hildete Falcão, com 80% da obra concluída, e o processo de aquisição de equipamentos e materiais permanentes, no valor de R$ 1 milhão, com recurso oriundo de Emendas Individual Parlamentar da Bancada de Sergipe, em fase de licitação.
O Deputado Estadual e líder do governo, Zezinho Sobral, ressalta a importância da presença do secretário na Casa porque transmite uma ideia clara do que está acontecendo, mostra os números, mostra o fluxo, estabelece qual a política que está sendo implementada e, ainda tem a oportunidade de ouvir as demandas da população através dos deputados que representam diversas regiões do estado, diversas áreas econômicas e diversos setores da sociedade.
“O processo foi bastante exitoso. Valberto apresentou aqui o último quadrimestre, mas, mais que isso, os avanços na saúde. Respondeu questões atuais, não falamos só do quadrimestre passado, falamos da realidade do Huse, falamos da realidade da Rede Materna, falamos das possibilidades daquilo que é compartilhado de atendimento com os municípios, falamos da atenção básica, dos gargalos que encontramos na saúde que são as cirurgias oncológicas, exames de alta complexidade que os municípios, especialmente Aracaju, não vêm ofertando na quantidade necessária. Então eu entendo que essas questões foram bem abordadas, foram bem-vistas hoje aqui, o Secretário respondeu com transparência a todos, sem esconder nada”, comentou o deputado.
Janier Mota (PR), que assumiu a presidente da Comissão Parlamentar da Saúde da Casa Legislativa de Sergipe na atual legislatura ressalta que apesar da crise financeira em que o país se encontra, crê que o governo do estado não medirá esforços para melhorar a Saúde em Sergipe.
“Temos ciência de que todos os estados do país estão atravessando um momento delicado na questão financeira. Mas, acredito no secretário de Saúde de Sergipe, e no nosso governador, Belivaldo Chagas. Entendo que eles não medirão esforços para o melhor atendimento à população. Tenho certeza que buscarão meios para ajudar o nosso povo, o nosso Estado. Há a necessidade de incentivos direcionados ao desafogamento dos hospitais da capital e dos municípios. Essa situação é urgente, principalmente o hospital de Urgência de Sergipe (HUSE) e bem como a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes, a Lourdinha, onde a superlotação é crescente”, declarou.
A Deputada Estadual Goretti Reis que fez parte Comissão de Saúde frisou que os dados apresentados pelo secretário de estado da Saúde, Valberto, é uma forma importante de dar conhecimento de como está a estrutura da secretaria, a forma de planejar e o que pensa a gestão.
“Politica de saúde é política pública e a gente está lidando com vida, com necessidades urgentes. Foi muito produtivo, Valberto ouviu com muita sapiência, até a própria oposição reconhece a forma de ele ser, atende a todos, tenta viabilizar o que é possível independente de lado, de governo ou não, ele está olhando a necessidade da política de melhoria para a população, e eu acho que essa forma de ser dele é o que faz com que ele realmente tenha essa credibilidade, essa aceitação de todos, porque ele consegue manter um diálogo e o acesso com muita facilidade para amenizar o sofrimento do povo. É uma pessoa sensível, o que é importante na área da saúde, porque tenta viabilizar as demandas e a procura do povo”, concluiu Goretti.
Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 28 de junho de 2019, 10:27 | Atualizado: 28 de junho de 2019, 10:27