Universitário Sangue Bom realiza segunda campanha de doação de sangue

Por Rosângela Cruz 

Jovens da campanha Universitário Sangue BomO final de semana foi de solidariedade no Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose), com um saldo total de 178 doações efetivadas respectivamente, na sexta e sábado, dias 22 e 23. Na sala de coleta a segunda campanha com a participação de 30 jovens da ação solidária ‘Universitário Sangue Bom’.

 

“No mês de abril, realizamos uma ação social junto aos moradores de rua e hoje é a nossa segunda campanha de doação de sangue. O Universitário Sangue Bom tem como proposta incentivar o ato regular de doar entre os jovens, além da prestação de serviços, junto a comunidades mais carentes”, contou o idealizador do grupo, Giovani Mangueira.

 

Estudante do curso de Engenharia de Alimentos da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Débora Eloá Lima Santos, comemorou a primeira doação. Ela contou que na primeira tentativa não conseguiu doar em função do baixo peso. “Foi um dia de festa. Sempre quis doar, mas não conseguia. O gesto é simples e rápido. Quem puder, venha ajudar a  salvar vidas”, argumentou.

 

Edson Alberto Bezerra Santos e Helder Lucas Andrade Cortes participaram da campanha atendendo o convite de amigos do grupo. “Eu me interessei pelo projeto, achei interessante e decidi participar”, revelou Edson. “Dada à importância desse serviço, acho que todos deveriam doar”, resumiu Helder.

 

Já acadêmico de Engenharia Civil, Wiliam Franklin, da Universidade Tiradentes (Unit), o dia foi destinado à sua segunda doação de sangue. “Fiquei sabendo do grupo na universidade, me interessei e decidi acompanhar. Acho importante ajudar ao próximo”, comentou.

 

De acordo com avaliação da gerente de Captação de Doadores, Rozeli Dantas, a parceria com a sociedade civil e com os doadores regulares é a comprovação de que os cidadãos passaram a entender a importância do serviço para pacientes que necessitam de transfusão sanguínea em seus tratamentos.  “Esse apoio é vital para a manutenção e a reposição diária do estoque de sangue do Hemose”, destacou a assistente social.

 

Doação de sangue

 

Estão aptos a doar sangue candidatos em bom estado de saúde, idade entre 16 anos completos e 69 anos, peso acima de 50 Kg. Menor de 18 anos somente com termo de autorização dos pais ou responsável legal. É necessário portar documento de identidade original, com foto, válido em todo território nacional. Mais detalhes sobre o serviço de doação, palestras e hemotur, através dos telefones (79) 3225-8000, 3225-8039 e 3259-3174.

Publicado: 25 de abril de 2016, 19:56 | Atualizado: 25 de abril de 2016, 19:56