Unidade Pediátrica do Huse fortalece Rede Estadual de Saúde em casos de alta complexidade

A equipe atende, mensalmente, cerca de 300 pacientes pediátricos com assistência especializada em tratamento de pacientes críticos

Desde que foi reformada e ampliada, a Unidade Pediátrica de Alta Complexidade Dr. José Machado Souza do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) atua na garantia de uma melhor assistência à saúde de crianças que precisam de um acompanhamento especializado durante o período de internação. A unidade hospitalar é a única do estado em atendimento terciário em pediatria para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS). 

A equipe atende, mensalmente, cerca de 300 pacientes pediátricos com assistência especializada em tratamento de casos críticos. Com um padrão de terapia intensiva e suporte de equipamentos de alta tecnologia, a unidade possui assistência multidisciplinar especializada em tratamento de pacientes graves, bem como nas mais diversas especialidades médicas.

A coordenadora da Unidade Pediátrica de Alta Complexidade do Huse, a médica pediatra Christianne Barreto, destaca o papel do equipamento de saúde e da otimização dos atendimentos após a reforma e ampliação. “Tivemos um impacto positivo quanto à assistência dos pacientes pediátricos críticos em nosso estado, absorvendo uma quantidade maior dessa demanda que acabava restrita em outras unidades de saúde. Contamos com uma equipe muito qualificada e, com a ampliação, conseguimos prestar uma assistência ainda melhor, com muito mais acolhimento e humanização durante toda a permanência do paciente na unidade hospitalar”, salientou.

Atualmente, o setor de pediatria do Huse conta 11 leitos na Unidade de Apoio Crítico Pediátrico/Área Vermelha, dez leitos na área amarela, dez leitos na Unidade de Terapia Intensiva e 36 leitos na enfermaria. No serviço, os pacientes pediátricos são encaminhados pela Central de Regulação de Urgência e pela Central de Regulação de Leitos.

Investimentos

A ala, entregue totalmente reformada em abril de 2023, foi contemplada com um investimento de R$ 2.417.381,73 do Governo de Sergipe, sob condução da Secretaria de Estado da Saúde (SES). A reforma e a ampliação têm o propósito de otimizar a assistência à saúde e trazer suporte à rede materno-infantil.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 31 de agosto de 2023, 13:32 | Atualizado: 31 de agosto de 2023, 13:35