Dezembro Vermelho: Unidade Móvel vai a Carira, Socorro e Carmópolis realizar testes rápidos

 

Em alusão ao Dezembro Vermelho, mês de conscientização e combate à AIDS, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Gerência do Programa IST/AIDS, prepara ações de mobilização com a oferta de testes rápidos a serem realizados tanto na capital sergipana, como também no interior do estado. Além de HIV haverá testes para Sífilis e Hepatites B e C.

 

Nesta segunda- feira, 9, a unidade esteve de 7h30 às 13h, no município de Carira; Na quarta- feira, 11 a ação segue no SESC do Marcos Freire II do município de Nossa Senhora do Socorro, das 7h30 às 13h; na quinta- feira 12, a unidade móvel estará no município de Carmópolis, das 7h30 às 13h.

 

De acordo com o gerente do Programa IST/AIDS, Dr. Almir Santana, é preciso aproveitar este mês para incentivar as pessoas a conhecerem sua sorologia. “As ações estão sendo feitas tanto na capital como no interior. Na maioria dos casos do interior a equipe local é quem executa os testes, que faz parte do Programa, mas o destaque maior nesse Dezembro Vermelho é o incentivo à testagem para que possamos ter um diagnóstico precoce e, consequentemente, o início de um tratamento mais cedo”, disse o médico.

O Sistema de Informação de Agravos de Notificação (Sinan) aponta que nos últimos cinco anos Sergipe contabilizou 1.576 casos de AIDS. Desses, 1.112 são homens e 464 mulheres.  Já o número de pessoas com o Vírus da Imunodeficiência Humana (HIV) somam 2.191 e, novamente, o público masculino lidera com 1.455 homens vivendo com o vírus e 736 mulheres infectadas. Há, ainda, o registro de 11 crianças que possuem o vírus.

 

 

Publicado: 6 de dezembro de 2019, 17:00 | Atualizado: 9 de dezembro de 2019, 12:36