Unidade Móvel de Saúde do Homem atende servidores da SES


A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Gestão do Trabalho e Educação em Saúde (DGSTE), promoveu, nesta terça-feira, 24, a realização de verificação da pressão arterial e avaliação da glicemia, os exames foram realizados na Unidade Móvel de Saúde do Homem, que é equipada com três consultórios, e está no estacionamento do Centro Administrativo da Saúde (CAS), as ações fazem parte do Novembro Azul, mês dedicado à conscientização do cuidado da saúde do homem.


“O objetivo da Unidade Móvel é favorecer a desmistificação da masculinidade hegemônica no campo da saúde, que contribui para uma baixa percepção de risco e invulnerabilidade dos homens frente aos agravos, situações e comportamentos de riscos vivenciados no seu cotidiano. Durante o mês o foco é maior nos cuidados a saúde do homem, porém o projeto da Unidade ocorre o ano inteiro” destaca a Referência Técnica das Unidades Móveis, Samira Silva Almeida.


“O homem por si tem uma resistência maior em procurar um médico, fazer exames, então é muito importante essa ação na detecção do diabetes, hipertensão onde já resultou positivo em alguns pacientes. A orientação é que procurem o médico para que sejam acompanhados e tomem a medicação para controlar as doenças, a adesão tem sido positiva quanto à procura aos exames e a participação efetiva” informa a Enfermeira, Andréia Fernandes.


De acordo com Carlos Alberto Mendonça, Coordenador Financeiro e Contábil da Fundação, faz parte do imaginário da população masculina acreditar que não vai adoecer ou que vai conseguir, por muito tempo lidar com a doença em silêncio, sem buscar ajuda adiando, assim, a busca pela solução do problema de saúde. ”Espera-se que o homem aprenda a resolver as coisas sozinho, que seja forte e para nós que somos funcionários da SES e Fundação é muito importante essas ações, porque existe a correria do dia a dia, e essa campanha do Novembro Azul é fundamental para chamar a nossa atenção para os cuidados com a saúde” disse.


O servidor da SES, o técnico administrativo do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Luiz Cláudio oliveira, diz “O novembro azul serve para encorajar o homem a fazer os exames, a gente se sente como um é super-herói, tem uma dor e acha que vai passar e não é bem assim, então esse mês é como um estímulo e a secretaria está de parabéns” enfatiza.  


Para o Fisioterapeuta, Thiago Abner dos Santos, a ginástica laboral tem como principal objetivo prevenir patologias e incentivar os colaboradores à prática de atividades físicas. ”A finalidade maior é melhorar a saúde e evitar lesões dos funcionários devido aos esforços repetitivos e outras doenças ocupacionais. Realizar exercícios físicos, mesmo que de baixa intensidade, no ambiente de trabalho, alivia o estresse e diminui as tensões adquiridas durante o dia. Os alongamentos melhoram a postura e previnem problemas de circulação, além de relaxar as musculaturas do corpo” conclui.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 24 de novembro de 2020, 13:14 | Atualizado: 24 de novembro de 2020, 13:24