Unidade de Tratamento de Queimados do Huse discute processo de cicatrização em pacientes

Encontro reuniu profissionais do setor em mais um momento de atualização científica e integração profissional

Profissionais de diversas áreas, que atuam na Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse), participaram de mais um momento de atualização científica e integração profissional. O encontro contou com a presença da nutricionista Andressa Aguiar e da palestrante Karina Trovareli, enfermeira estomaterapeuta.   

A capacitação teve como temática central ‘Compostos bioativos que aceleram o processo de cicatrização em pacientes queimados’, apresentando as contribuições sobre a influência dos nutrientes e compostos bioativos na recuperação tecidual e na regeneração da pele.

Para a gerente da UTQ, Wandressa Nascimento, os momentos de aprendizado reforçam a importância da atuação multidisciplinar no cuidado ao paciente queimado. “A nutrição exerce papel essencial nesse processo, não apenas na prescrição da dieta, mas também no acompanhamento da oferta alimentar, aceitação e resultados clínicos. Cada membro da equipe precisa compreender a relevância da nutrição no contexto da cicatrização, garantindo que o cuidado seja integral e efetivo”, destacou. 

Ainda segundo a gerente, a troca de experiências e saberes fortalece o compromisso da unidade com a excelência assistencial, estimulando o aprimoramento contínuo e a visão integrada que são fundamentais para a recuperação e o bem-estar dos pacientes.  

A enfermeira assistencial da UTQ e da Comissão de Prevenção e Tratamento em Lesões de Pele (CPTLP) do Huse, Norma Cecília Ribeiro, enfatizou a relevância do encontro. “Os treinamentos in loco realizados pelos parceiros com as equipes assistenciais da UTQ são de extrema importância devido ao impacto positivo quanto à qualidade da assistência prestada. Os profissionais são atualizados quanto ao uso das novas tecnologias que acelera o processo de cicatrização dos pacientes queimados contribuindo para a redução do tempo de internação, custos dos tratamentos, redução também de possíveis complicações, assim como garantia do seguimento de protocolos atualizados, salientou.

Fotos: Tiago Santos e Ascom SES

Publicado: 12 de novembro de 2025, 20:27 | Atualizado: 12 de novembro de 2025, 20:27