Treinamento no Lacen aborda uso do Sistema de Ambiente Laboratorial

Por Rosângela Cruz

Fotos: Rosângela Cruz

O Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), serviço vinculado à Fundação de Saúde Parreiras Horta (FSPH), deu início ao treinamento para operacionalização de dados cadastrais no sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial (GAL). A primeira atividade realizada na última segunda-feira, 06, contou com a participação de técnicos administrativos de Arauá, Maruim e Poço Verde.

Os profissionais receberam informações sobre o passo a passo para o preenchimento das fichas destinadas aos exames de biologia médica humana. “Depois de capacitados, esses profissionais estarão aptos para realizar o cadastro de amostras coletadas nos pacientes assistidos pelo serviço de Atenção Básica em seus municípios de origem”, declarou Lidiane Barreto, responsável pelo treinamento e pela gestão do sistema.

A superintendente do Lacen, Danuza Duarte, lembrou que o sistema tem como principal benefício agilizar o fluxo dos exames de saúde pública, além de interligar o Laboratório Central com as secretarias da Saúde dos 75 municípios e as Vigilâncias de Epidemiologia e Sanitária. “Enquanto ocorre a mudança de gestores das áreas relacionadas ao sistema, o próprio município entra em contato com o Lacen para solicitar esse treinamento”, informou.

Segundo a gestora, através do sistema Gerenciador de Ambiente Laboratorial, o Ministério da Saúde (MS) passa a ter um banco de dados online dos agravos de notificação compulsória. “O sistema é alimentado pelos municípios e pelos Estados com informações de todos os agravos da Vigilância Epidemiológica em Sergipe. A implantação do GAL garantiu agilidade para o diagnóstico do usuário. Foram benefícios diretos com a redução do tempo resposta das análises para o paciente e o município para tomada de alguma medida de saúde pública”, frisou.

Serviço

A criação do GAL, através da portaria N° 2.031, tem como finalidade proporcionar o gerenciamento da rede de laboratórios de saúde pública desde a solicitação de exames até a emissão do laudo final. Também disponibiliza dados epidemiológicos para as Vigilâncias Epidemiológicas Municipais, Estadual e Nacional, em tempo real.

Publicado: 7 de fevereiro de 2017, 14:34 | Atualizado: 7 de fevereiro de 2017, 14:34