Sorrir Sergipe leva atendimento odontológico a Pedrinhas e reforça prevenção ao câncer bucal durante o ‘Sergipe é aqui’
Desde o início, a iniciativa já ofereceu cerca de 1.500 avaliações bucais, identificando 42 casos suspeitos que foram acompanhados para diagnóstico e tratamento
O programa Sorrir Sergipe, promovido pelo Governo do Estado em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde (SES) e executado pela Fundação Estadual da Saúde (Funesa), marcou presença no município de Pedrinhas durante a 35ª edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta quarta-feira, 30. Com foco na detecção precoce do câncer de cavidade oral e na promoção da saúde bucal, o projeto realizou aproximadamente 120 atendimentos e encaminhou um paciente para o Centro de Especialidades Odontológicas (CEO) de referência da região. Desde o início, a iniciativa já ofereceu cerca de 1.500 avaliações bucais, identificando 42 casos suspeitos que foram acompanhados para diagnóstico e tratamento.
Segundo o cirurgião-dentista Thiago Guimarães, o programa busca otimizar o cuidado com a saúde bucal, principalmente entre os usuários que não têm fácil acesso a consultas regulares. “Nosso objetivo é encurtar a linha de cuidados. Ao realizar avaliações por demanda espontânea, conseguimos alcançar um público maior e detectar precocemente o câncer de boca”, explicou.
Ainda de acordo com Guimarães, o projeto também oferece orientações gerais sobre saúde bucal. Além de identificar lesões, a equipe avalia o quadro de cada usuário, instruindo sobre higiene adequada e distribuindo kits odontológicos. “Ensinamos como manter uma higiene bucal correta, além de orientar sobre outros problemas bucais, como cáries, para que o usuário procure o posto de saúde mais próximo”, destacou.
Entre os beneficiados pela ação, a lavradora Carla Santos, que não possui o hábito de ir frequentemente ao dentista, aproveitou a oportunidade para realizar uma consulta. “Achei ótimo. Vou seguir o tratamento nas unidades que ficam próximas à minha casa e cuidar mais da minha saúde bucal”, revelou.
Fotos: Flávia Pacheco e Thiago Santos
Publicado: 30 de outubro de 2024, 16:11 | Atualizado: 30 de outubro de 2024, 16:11