Sistema Hórus do Ministério da Saúde entra em manutenção e compromete atendimento no Case

 

 A Secretaria de Estado da Saúde (SES) esclarece que os serviços prestados pelo Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case) estão comprometidos, devido à manutenção que está sendo feita no Sistema Hórus do Ministério da Saúde (MS), utilizado pela unidade para dispensação dos medicamentos.  Segundo Paulo Roberto Andrade, coordenador do Case, o sistema está oscilando, com constantes quedas, deixando o atendimento aos usuários mais lento.  A previsão é de que seja regularizado nos próximos oito dias.

 

“O Ministério da Saúde informou a todas as unidades do país que o Hórus entrou em manutenção e por causa disso estamos com dificuldades na dispensação dos medicamentos. O sistema está apresentando oscilação, hora funcionando lentamente e hora caindo. Em decorrência desse problema, o atendimento aos usuários do Case está comprometido e demorado, e como dependemos do sistema, em algum momento poderá acontecer até a paralisação do atendimento. A previsão do Ministério é que de o funcionamento do Hórus seja regularizado nos próximos oito dias”, conta.

 

Ainda de acordo com ele, apesar de o sistema está com problemas, a equipe do Case está fazendo o possível para atender a todos os usuários que procuram a unidade. Somente na última quarta-feira, 18, foram atendidas 700 pessoas. “Todos os dias começamos a entregar as senhas de atendimento às 6h30 e o Case tem uma demanda grande diariamente então, quando o sistema apresenta problemas, infelizmente, o serviço fica comprometido. Mas os profissionais da unidade estão se empenhando ao máximo para atender a todos. Como o Hórus é de competência do Ministério da Saúde, vamos aguardar a regularização do sistema e pedimos a compreensão de todos”, disse Paulo.

 

Hórus

O Hórus é o Sistema Nacional de Gestão da Assistência Farmacêutica, no módulo Básico, que permite executar as ações de gestão dos medicamentos do Componente Básico, por meio da realização de movimentações como entrada, distribuição e dispensação.

Publicado: 19 de abril de 2018, 14:20 | Atualizado: 19 de abril de 2018, 14:20