Sexta edição do ‘Sergipe é aqui’ conta com exames ofertados pela Saúde de Sergipe

Carretas da Mulher e do Homem e a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ ofertam testes e consultas para a população dorense

Com a finalidade de promover fácil acesso à saúde, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), participou da sexta edição do ‘Sergipe é aqui’, nesta sexta-feira, 16, no Colégio Estadual General Calazans, no município de Nossa Senhora das Dores, no médio sertão sergipano. Mais uma vez, as Carretas da Mulher e do Homem marcaram presença com a realização de ultrassonografias e outros exames para a população local.  

Além dos serviços nas Unidades Móveis, a ação contou com profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen) e do Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose). O Lacen levou para o público o Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, que são realizados no terceiro e último trimestre da gravidez. Já o setor de Ações Estratégicas do Hemose realizou o cadastro para doador de Medula Óssea, para atender pacientes com leucemias que tem como única chance de cura o transplante de medula. 

Os serviços disponíveis na Carreta do Homem são ultrassonografias de próstata e vias urinárias; consultas com especialista urologista; coleta de exames laboratoriais e a verificação de sinais vitais (aferição da pressão arterial e glicemia).  

Para o aposentado, José Carlos dos Santos, o autocuidado é muito importante. “A saúde é um benefício para todos nós e chegar um serviço deste para a gente é muito importante. Por isso, parabenizo o Governo do Estado pela ação que garante a promoção da saúde para a população de Nossa Senhora das Dores”, comemorou. 

Já na Carreta da Mulher foram ofertados exames de ultrassonografia de mamas e transvaginal; exames de lâmina e verificação de sinais vitais. A dona de casa, Maria Edilza, disse que a ação é uma oportunidade única. “Os serviços vieram em boa hora, pois facilitou o meu acesso a ultrassom mamária e agora estou tendo a chance de realizar os exames e cuidar da minha saúde”, ressaltou. 

A Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ disponibilizou testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. “Em Nossa Senhora das Dores a estimativa é de 70 atendimentos.  O município não vinha fazendo os testes na rotina referente às infecções sexualmente transmissíveis. Por isso, a importância de aproveitarmos oportunidades como essa para promover à saúde para a população que tem se mostrado interessada na detecção das doenças”, contou o médico e referência técnica do Programa IST/ Aids, Almir Santana. 

Para a lavradora Rosimere Pereira, é fundamental trazer essa ação para a cidade. “Os testes são muito importantes para nós mulheres, pois assim podemos nos cuidar caso seja detectado alguma doença, além de facilitar o acesso aos serviços de saúde. Ressalto que todos deveriam fazer porque não é um teste que amedronta ninguém”, disse a lavradora.

Publicado: 19 de junho de 2023, 08:44 | Atualizado: 19 de junho de 2023, 08:44