SES reúne Região de Itabaiana na próxima segunda, 15, sobre implantação do PlanificaSUS
Na manhã da próxima segunda-feira, 15, a partir das 8h, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com realizará reunião com os gestores dos 14 municípios que compõem a Região de Saúde de Itabaiana. Na pauta, a preparação para implantação do PlanificaSUS, projeto que traz como proposta a organização da Atenção Ambulatorial Especializada em rede com a Atenção Primária. A reunião acontecerá no auditório do Centro Administrativo da Saúde Senador Gilvan Rocha, e contará com a participação de técnicos do Hospital Albert Einstein. O projeto foi idealizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), a SES vem recebendo importante apoio também do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) .
De acordo com informações do diretor de Atenção Integral à Saúde da SES, João Lima Júnior, a reunião preparatória tem como finalidade passar para os secretários municipais de saúde e coordenadores da Atenção Primária dos municípios da região a metodologia do projeto, evidenciar a essência do PlanificaSUS, como vai funcionar, quais são as obrigações dos municípios e dirimir dúvidas.
A Região de Itabaiana é a segunda a receber o PlanificaSus em Sergipe. Inicialmente, o projeto seria executado somente na região de Lagarto, onde já está acontecendo. E João explica como esta segunda oportunidade surgir e coloca Sergipe entre os quatro Estados do país a executar o PlanificaSus em duas regiões.
“O Estado de Sergipe foi o quarto a confirmar a participação de duas regiões de saúde no projeto, ficando ao lado de Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Bahia. A segunda vaga de região surgiu pela desistência de Alagoas, que não teve condições de manter o projeto neste momento, levando o Conselho Nacional de Secretários de Estado da Saúde (CONASS) a oferecê-la a Sergipe, junto com o Hospital Alberto Einstein”, informou João Lima.
João complementa. “Então, além da região de Lagarto, com seis municípios, estamos implantando o projeto na região de Itabaiana, que conta com 14 municípios. Com isso, serão 20 municípios contemplados com o PlanificaSUS”, realçou Lima, enfatizando o apoio que a Secretaria de Estado da Saúde vem recebendo do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems) no contexto do projeto.
Publicado: 12 de julho de 2019, 18:41 | Atualizado: 12 de julho de 2019, 18:42