SES realiza treinamento de teste rápido para profissionais da saúde de São Cristóvão
Na manhã desta quarta-feira, 20, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) através Diretoria de Vigilância em Saúde, realizou um curso de treinamento de teste rápido, visando capacitar profissionais da área, como médicos e enfermeiros que não têm experiências com testagem. A atividade foi realizada no Centro Administrativo da Saúde, ministrada pelo enfermeiro João Lucas Tavares, tendo como alunos nove profissionais da saúde que irão atuar nas unidades básicas de São Cristóvão.
O enfermeiro João Lucas Tavares ministrou a capacitação, que explica o fluxo. “Nosso curso é focado na parte prática. Antes, os profissionais realizam uma prova na plataforma do Ministério Saúde (MS), quando aprovados, o próprio município entra em contato com a SES e agendam o dia da realização do curso prático. Para participar é necessário somente apresentar o certificado de aprovação no teste teórico”, explica.
Na prática são disponibilizadas experiências em cinco testes: o de HIV, Hepatite B e C, Sífilis e o Contra- Prova, este último é utilizado como certificação após o primeiro teste de HIV ter carga positiva. Após o curso, os alunos recebem uma declaração de participação.
O médico Sérgio Melo, participou do curso e, para ele, é de substancial importância preparar o profissional para além da realização dos procedimentos. “Estamos sendo preparados para dar o resultado ao paciente. Essa possibilidade ser capacitado pela SES é muito importante porque a gente procura, mas não acha esse curso por mais que seja particular ou outro recurso, não existe”, revelou.
Há cerca de dez anos esse curso é realizado, disponibilizado para todos os profissionais dos municípios de Sergipe, a partir do momento em que o município recebe novos profissionais que ainda não tenham capacitação nessa área. A atividade não tem data para acontecer, ocorre na medida em que a coordenação de Vigilância do próprio município avalia a necessidade e encaminha os profissionais para o curso prático, após a aprovação para o curso online.
Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES
Publicado: 20 de março de 2019, 12:27 | Atualizado: 20 de março de 2019, 12:27