Governo realiza ações de alerta sobre a dengue em canteiros de obras
O Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou, na manhã desta segunda-feira, 6, no município de Aracaju, trabalho de informação e conscientização sobre a dengue em canteiros de obras, locais que produzem muitos resíduos e que têm grande potencial de se transformarem em criadouros do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. A ação consiste na realização de palestras informativas para os trabalhadores da construção civil.
“É feita uma conversa muito informal com eles dialogando sobre cuidados, a prevenção em relação à dengue, os sintomas da doença, tirando dúvidas, é uma conversa dinâmica com uma integração bastante proveitosa entre palestrante e trabalhador. Como o tempo desses profissionais é reduzido, em virtude das suas tarefas, a palestra precisa ser bem informal e muito rápida. É um trabalho gratificante porque vemos resultado, esse trabalhador que está em um canteiro de obras é um cidadão comum que retorna para sua residência, para seu local de moradia, e pode ser um grande multiplicador de informação para nós”, comentou a gerente do Núcleo de Endemias da Vigilância Epidemiológica do Estado, Sidney Sá.
Hoje a palestra aconteceu no bairro Santa Maria. Na quarta-feira, 8, haverá outra no bairro Siqueira Campos, com um público diferente, moradores de outras regiões e, possivelmente novas agendas serão geradas. De acordo com Sidney, é importante a constante divulgação e diálogo com a população sempre, principalmente quando a situação não se encontra tão confortável, como é o caso desse momento que o Brasil vem enfrentando em relação ao aumento no número de casos de dengue, especificamente.
“ Salientamos a importância de esses profissionais conhecerem os cuidados e serem alertados já que um ambiente como um canteiro de obras tem toda uma condição favorável para que se tenha foco do Aedes e com isso haja aumento na proliferação do mosquito. Por isso, é importante que eles sejam alertados sobre os cuidados básicos para que possam estar observando isso, não só no canteiro de obras, mas também em suas residências e vizinhança”, reforçou Sidney.
Dengue mata!
Ao perceber sintomas como febre alta, dor de cabeça, principalmente da região ocular, dores nas articulações e nos músculos, cansaço excessivo, vômito e enjoo, tonturas, dores fortes e prolongadas no abdômen, muita sede ou boca seca, procurar o Posto de Saúde ou o Hospital mais próximo e evitar a automedicação.
Os sinais para a dengue grave são: dor abdominal intensa e contínua ou dor à palpação do abdômen, vômitos persistentes e acumulação de líquidos – ascites, derrame pleural, derrame pericárdico-, sangramento de mucosa ou outra hemorragia, aumento progressivo do hematócrito (porcentagem de glóbulos vermelhos no sangue) e queda abrupta das plaquetas.
Dicas de combate
Água limpa e parada é o ambiente ideal para a reprodução do mosquito da dengue e a melhor maneira de combater a doença é evitando a reprodução do mosquito. Assim, cuidado com acúmulo de água em vasos de plantas, em pneus, garrafas e outros utensílios, prestar atenção nos ralos, limpar calhas, colocar telas em janelas, cuidado com piscinas, lagos caseiros e aquários, abrir portas e janelas quando o carro fumacê estiver passando, lavar recipientes que juntam água, paredes de lavanderias e tanques com sabão e usar repelente.
Publicado: 6 de maio de 2019, 13:30 | Atualizado: 6 de maio de 2019, 16:44