SES realiza ação de testagem rápida e palestra sobre saúde do homem no Corpo de Bombeiros
A iniciativa é alusiva à campanha ‘Novembro Azul’ que reforça a importância da prevenção e do cuidado integral à saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) realizou, nesta sexta-feira, 31, uma ação alusiva ao ‘Novembro Azul’, no quartel do Corpo de Bombeiros Militar de Sergipe (CBMSE), com foco na prevenção e promoção da saúde masculina. A iniciativa contou com palestra educativa sobre a saúde do homem e a oferta de testes rápidos para HIV, sífilis e hepatites virais B e C, reforçando a importância do diagnóstico precoce e do cuidado contínuo.
Durante a atividade, os profissionais receberam orientações sobre autocuidado, prevenção de infecções e a importância da testagem como parte da rotina de saúde. A programação também incluiu um momento dedicado à saúde da mulher, em alusão ao ‘Outubro Rosa’, destacando a necessidade de manter os cuidados preventivos durante todo o ano.
O responsável técnico do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Almir Santana, destacou a importância da conscientização. “É necessário que a população no geral tenha a ciência de fazer os testes rápidos pelo menos uma vez ao ano, podendo ser repetidos conforme o perfil e a vida sexual de cada pessoa. Além disso, reforçamos a importância de que as Unidades Básicas de Saúde (UBS) ofertem a testagem durante consultas médicas de rotina, mesmo quando o atendimento não esteja diretamente relacionado a infecções sexualmente transmissíveis (ISTs)”, ressaltou.
O comandante-geral do CBMSE, Fábio Pinto Cardoso, reforçou a relevância da ação. “Durante a Semana da Saúde do Corpo de Bombeiros, tivemos um dia dedicado especialmente à saúde do homem, com testagem e com a palestra de Dr. Almir, que veio enriquecer o nosso evento com orientações essenciais sobre como se proteger e manter a saúde em dia. Essa iniciativa tem como objetivo promover bem-estar entre os nossos militares, estimulando a prevenção e garantindo mais qualidade de vida para todos”, frisou.
A ação integra a agenda do ‘Novembro Azul’ da SES, que tem como objetivo estimular a prevenção, o diagnóstico precoce e o cuidado integral com a saúde do homem, fortalecendo a promoção da saúde e o acesso aos serviços ofertados pela rede estadual.
Testes rápidos
Os exames são realizados pelas equipes de maneira prática e o resultado é fornecido em até 30 minutos, além das orientações para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), consideradas muitas vezes silenciosas que podem gerar danos à saúde.
Em caso de resultado reagente para o HIV, ocorre a solicitação de exames de carga viral e marcadores, e o paciente é encaminhado para a unidade de referência no Centro de Especialidades Médicas (Cemar), para o acompanhamento e dispensação do tratamento.
Outras medidas preventivas
Para a prevenção das hepatites B e C, a população deve evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como lâminas de barbear e depilar, escovas de dente, material de manicure e pedicure, além do uso de preservativos nas relações sexuais. No que se refere à hepatite A, é importante atentar-se à ingestão de alimentos com o manuseio adequado, usar preservativos na relação sexual e fazer a higienização das mãos.







Fotos: Mário Sousa
Publicado: 31 de outubro de 2025, 11:53 | Atualizado: 31 de outubro de 2025, 11:53