SES promove seminário para monitorar e avaliar instrumentos de planejamento do SUS dos municípios sergipanos
Durante o encontro, o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão foram debatidos e avaliados
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Planejamento, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), promoveu, nesta quinta-feira, 30, um seminário para monitorar e avaliar os instrumentos de planejamento do Sistema Único de Saúde (SUS) dos municípios sergipanos. A iniciativa foi direcionada aos gestores, técnicos de planejamento e conselheiros municipais.
Durante o encontro, os instrumentos de planejamento do SUS como o Plano de Saúde, a Programação Anual de Saúde e o Relatório Anual de Gestão, que são elaborados pelos municípios e monitorados pela SES, foram debatidos e avaliados. Os municípios que estavam com todas as informações corretas e completas foram reconhecidos e receberam certificados de honra.
Segundo a secretária-adjunta de Saúde do município de Aracaju, Iraneide Santos, eventos como esse colaboram com o fortalecimento da gestão de saúde pública dos municípios. “A gestão é o instrumento norteador da política pública de saúde. Este é um momento fundamental, em que podemos, também, trocar experiências, ideias, e atualizar as legislações que regem a gestão da política de saúde”, enfatizou.
O diretor de Planejamento da SES, Davi Fraga, destacou a importância do seminário para fortalecer o planejamento e o monitoramento das ações de saúde do SUS no estado. “É fundamental ter esse encontro com gestores e técnicos da área de planejamento dos municípios, como, também, conselheiros de saúde municipal, que têm um papel importante à luz da legislação para controle social dos recursos e das políticas de saúde que são desenvolvidas aqui no estado. Essa iniciativa, que acontece anualmente, é fundamental para fortalecer, ainda mais, os instrumentos de planejamento e monitoramento do SUS e o apoio técnico aos municípios de acordo com a determinação do secretário Cláudio Mitidieri”, afirmou.
O evento ainda discutiu e orientou os participantes sobre emendas parlamentares e o seu vínculo com os instrumentos. Para a assessora da Diretoria de Planejamento da SES, Giselda Melo, o seminário é, também, um momento de atualização. “Esta é uma oportunidade de atualização, formação e monitoramento para os municípios e a SES. Além de reconhecer aqueles que estão com o planejamento integrado e a transparência em dias”, pontuou.
Para a conselheira municipal de saúde de Nossa Senhora do Socorro, Lissandra Cruz, o seminário contribui para o aprimoramento do trabalho dos conselhos municipais. “É necessário que nós, conselheiros, participemos das formações para conseguir acompanhar os instrumentos de monitoramento e avaliação, contribuindo com o controle social”, sublinhou.





Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 30 de outubro de 2025, 15:28 | Atualizado: 30 de outubro de 2025, 15:28
