SES participa de sessão especial do Outubro Rosa para reforçar importância do cuidado integral com a saúde da mulher em Boquim
Com o tema “Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Mama”, o encontro debateu sobre o impacto emocional e social do câncer de mama e a conscientização do diagnóstico precoce
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participou, nesta quinta-feira, 23, da Sessão Especial Outubro Rosa, realizada pela Câmara Municipal de Vereadores, no Plenário José Barbosa Franca, no município de Boquim. O encontro reuniu profissionais da saúde para reforçar a importância do diagnóstico precoce e do cuidado integral com a saúde da mulher. Com o tema “Prevenção e Conscientização sobre o Câncer de Mama”, o encontro debateu sobre o impacto emocional e social do câncer de mama.
O secretário de Estado da Saúde, Cláudio Mitidieri, destacou os avanços das políticas públicas de prevenção, ressaltando o compromisso da gestão estadual em aplicar o acesso a exames, consultas e campanhas educativas. “O câncer de mama é uma doença que merece atenção o ano todo, e não apenas durante o Outubro Rosa. A detecção precoce salva vidas, e é nosso dever, enquanto Estado, garantir que todas as mulheres tenham acesso a informação de qualidade, exames regulares e atendimento médico adequado. Conscientização, cuidado e prevenção são as melhores medidas para enfrentar essa doença e proteger a saúde da mulher”, pontuou.
Cuidado com a saúde mental
Na sessão, a importância do cuidado com a saúde mental foi debatida, como reforçou a psicóloga Maíse Rocha. “Precisamos cuidar do corpo e da mente, pois eles estão interligados, e o autocuidado não começa apenas com os exames, mas com o olhar atento para si mesmo. A prevenção começa quando nos permitimos nos olhar com carinho, sem medo, com amor próprio, antes mesmo de realizar qualquer exame. É importante que mulheres e homens se cuidem diariamente, lembrando que, muitas vezes, cuidamos tanto da família e dos outros que esquecemos de cuidar de nós mesmos. Prevenção é atenção, consciência e cuidado constante com o próprio corpo e bem-estar”, frisou.
Força e superação
Detectar o câncer de mama precocemente pode fazer toda a diferença no tratamento e na cura da doença. A paciente Lêda Matos compartilhou sua história para reforçar a importância do autoexame e do cuidado com o próprio corpo. “Em 2020, fiz o autoexame e percebi algo diferente na minha mama. Sempre realizava meus exames regularmente e nada havia sido detectado antes, mas, desta vez, fui diagnosticada precocemente. O diagnóstico assusta, mas a terapia, o apoio da minha família e amigos e a fé foram pilares fundamentais para enfrentar a doença. Essa experiência me mostrou a importância do diagnóstico precoce e de conhecer bem o próprio corpo. O autoexame pode salvar vidas”, contou.
Prevenção e diagnóstico precoce
O câncer de mama é uma doença causada pela multiplicação desordenada de células anormais da mama, que forma um tumor que pode ter o potencial de invadir outros órgãos. O sintoma mais comum da doença é o nódulo endurecido fixo e geralmente indolor, mas também pode ocasionar o aparecimento de alterações na pele, nos mamilos como secreções, edemas e nódulos que podem aparecer palpáveis na axila.
A prevenção primária consiste em combater fatores de risco, como alterações hormonais após a menopausa, sedentarismo, estresse, tabagismo e consumo excessivo de álcool. Além disso, gravidez, amamentação e a manutenção de um estilo de vida saudável ajudam a reduzir as chances de desenvolver a doença.
Além disso, o autoexame e a mamografia periódica são fundamentais para o diagnóstico precoce, pois quanto mais cedo forem detectadas alterações, maiores são as chances de tratamento e cura.






Fotos: Valter Sobrinho
Publicado: 23 de outubro de 2025, 15:37 | Atualizado: 23 de outubro de 2025, 15:39
