SES intensifica ações de prevenção e diagnóstico de ISTs na 63ª edição do ‘Sergipe é aqui’ em Riachão do Dantas
Na oportunidade, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’ realizou testes rápidos para detecção de ISTs como sífilis, HIV e hepatites B e C
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) intensificou, nesta quinta-feira, 4, as ações de prevenção e diagnóstico de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs) durante a 63ª edição do ‘Sergipe é aqui’, no município de Riachão do Dantas, agreste sergipano. A iniciativa faz parte da programação do Dezembro Vermelho, mês dedicado à conscientização, prevenção e promoção do tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids).
Na oportunidade, a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, dispositivo do Programa IST/Aids e Hepatites Virais da SES, realizou testes rápidos para detecção de ISTs como sífilis, HIV e hepatites B e C, além de distribuir preservativos femininos e masculinos. O objetivo da ação é fortalecer a prevenção destas infecções, como, também, promover o diagnóstico precoce, facilitando o tratamento.
Em 2024, Sergipe recebeu o Selo Prata de Boas Práticas rumo à Eliminação da Transmissão Vertical do HIV e Sífilis e, neste ano, passa pela recertificação do título. Além disso, em 2025, o estado conquistou o selo bronze para eliminação da transmissão vertical da hepatite B. A transmissão vertical é a passagem de uma infecção ou doença da mãe para o filho durante a gravidez, no parto ou durante a amamentação, por isso, é importante realizar exames para detecção de ISTs durante a gestação.
Para o coordenador do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, Almir Santana, mesmo com avanços, a infecção ainda existe e, por esse motivo, ações que incentivam a prevenção e promovem a conscientização são fundamentais. “O nosso objetivo é estimular os cuidados e, também, que o diagnóstico venha mais cedo. Lutamos para que aqueles que possuem o HIV, não evoluam para a Aids. Tivemos avanços, mas ainda existem desafios, por isso precisamos estimular a população a fazer o teste rápido”, ressaltou.
A unidade móvel tem uma adesão popular muito alta, pois facilita o acesso da população a cuidados de saúde. Somente nas edições do ‘Sergipe é aqui’ de 2025, já foram realizados mais de 1.700 testes rápidos; deste número, oito resultados deram reagente para HIV, 6 para hepatite B, 4 para hepatite C, e 110 para sífilis.
População aprova
Por facilitar o acesso à saúde e acolher todos os públicos, a unidade móvel é sempre bem recebida onde vai. Em Riachão do Dantas não foi diferente, a população do município aproveitou a oportunidade para deixar os exames em dia.
A lavradora Cleide Guimarães, de 54 anos, e a estudante Lorena Guimarães, 19, são mãe e filha e resolveram fazer o teste rápido juntas. Elas contaram que sempre priorizam cuidar da saúde, principalmente através da prevenção. “Já fomos consultadas com o clínico geral e também aproveitamos para fazer os exames aqui na unidade móvel. Decidimos fazer o teste porque é uma forma de se prevenir e, dependendo do resultado que sair, já tratamos”, disse Lorena.
Quem também realizou o exame no dispositivo da SES foi a servidora pública Simone Ramos, 44. Ela contou que não tinha a pretensão de ir até a unidade móvel ‘Fique Sabendo’, mas quando chegou ao ‘Sergipe é aqui’ e percebeu que o procedimento era rápido, resolveu fazer o teste rápido. Simone destacou a importância da ação. “Essa iniciativa é muito legal porque temos a oportunidade de saber como está a nossa saúde e, caso alguma infecção seja detectada, podemos tratar da melhor forma”, frisou.
A atuação da unidade móvel é fundamental porque incentiva e promove a prevenção e o diagnóstico precoce das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), uma vez que muitas pessoas não possuem o costume de realizar, regularmente, exames para detecção de ISTs. É o caso da lavradora Patrícia Santos, 40, que realizou o teste rápido pela primeira vez na vida durante a 63ª edição do ‘Sergipe é aqui’. “Vim fazer uma transvaginal e, quando vi que estavam realizando os testes rápidos, decidi fazer também. Gostei da iniciativa e achei muito importante porque incentiva as pessoas a cuidarem da sua saúde”, pontuou.
Outros serviços
As Unidades Móveis de Saúde da Mulher e do Homem também participaram da 63ª edição do ‘Sergipe é aqui’, disponibilizando consultas e exames ginecológicos e urológicos. O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) coletou amostras de sangue para cadastro de doador de medula óssea e incentivou a população a doar sangue, enquanto o programa Opera Sergipe realizou consultas, agendou exames pré-operatórios e marcou cirurgias para os pacientes que estavam aptos.
O Laboratório Central de Sergipe (Lacen) ofertou exames sorológicos para detecção de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose; testes do PSA e exames para gestantes por meio do Programa de Proteção à Gestante (Protege). A população também teve a oportunidade de solicitar Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs), por meio do Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV), e de passar por avaliações bucais, através do programa ‘Sorrir Sergipe’.














Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 4 de dezembro de 2025, 16:38 | Atualizado: 4 de dezembro de 2025, 16:38