SES garante assistência pré-hospitalar e segurança alimentar na Vila do Natal Iluminado

Durante todos os dias do evento, a Saúde estará presente, contribuindo com o cuidado dos visitantes, por meio das ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e da Vigilância Sanitária Estadual

A Secretaria do Estado da Saúde (SES) garantiu, nesta sexta-feira, 5, a assistência pré-hospitalar e segurança alimentar na abertura da terceira edição da Vila do Natal Iluminado, na Praça de Eventos da Orla da Atalaia, em Aracaju. O evento segue até 28 de dezembro e, durante todos os dias, a SES estará presente, contribuindo com o cuidado dos visitantes, por meio das ações do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) e da Vigilância Sanitária Estadual.

O Samu 192 Sergipe disponibilizou uma dupla de motolâncias com dois técnicos de enfermagem para atuar entre as segundas e sextas-feiras, e uma unidade de suporte básico (USB), composta por um técnico de enfermagem e um condutor emergencista, nos finais de semana. O objetivo é assegurar um atendimento ágil, seguro e de qualidade para os sergipanos e turistas. “O mês de dezembro chegou e, mais uma vez, o Samu 192 Sergipe está presente na Vila do Natal Iluminado, garantindo segurança e atendimento de qualidade. Tragam suas famílias para aproveitarem e, caso precisem, o Samu está à disposição”, ressaltou o superintendente do Samu 192 Sergipe, Ronei Barbosa.

Já os profissionais da Vigilância Sanitária Estadual realizaram fiscalizações nos estabelecimentos e ambulantes que comercializam alimentos, garantindo as boas práticas de manipulação, higiene e conservação. “Nós, da Vigilância Sanitária, estaremos todos os dias na Vila do Natal fiscalizando e cuidando da segurança alimentar para que todas as famílias possam curtir a festa com tranquilidade”, destacou o coordenador da Vigilância Sanitária Estadual, Ávio Britto.

População aprova

A comerciante Maria Sebastiana Santos, de 61 anos, esteve com sua família pela primeira vez na Vila do Natal Iluminado. Ela disse se sentir mais segura ao saber que as equipes da SES estão atuando no evento. “Acho muito importante o Samu e a Vigilância Sanitária Estadual estarem presente porque precisamos desse cuidado da Saúde”, pontuou.

Quem também aproveitou a abertura do espaço foi o professor e piauiense John Lennon, 26, que está visitando Aracaju. “Estou gostando muito da Vila, está tudo lindo. Muito bom saber que a Vigilância Sanitária está aqui fornecendo segurança alimentar e o Samu preparado para caso aconteça algo”, declarou.

A comerciante Caitiana Jesus, 36, vende churros na Vila do Natal Iluminado desde a primeira edição do evento. Para ela, as atuações da Vigilância Sanitária Estadual e do Samu 192 Sergipe são necessárias. “É muito importante a Vigilância estar garantindo o cuidado com os alimentos e o Samu sempre disponível para agir caso seja preciso. As equipes sempre nos atendem bem”, contou.

Fotos: Felipe Goettenauer

Publicado: 6 de dezembro de 2025, 11:53 | Atualizado: 6 de dezembro de 2025, 11:53