SES fortalece campanha Novembro Azul com oferta de consultas e exames à população masculina na 61ª edição do ‘Sergipe é aqui’
Somente em 2025, a Unidade Móvel de Saúde do Homem já participou de 23 edições da ação itinerante, atendendo cerca de 1.354 homens
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Unidade Móvel de Saúde do Homem, ofertou, nesta sexta-feira, 7, consultas com clínico geral e urologista, ultrassonografias das vias urinárias e da próstata, e aferição de sinais vitais para a população masculina presente na 61ª edição do ‘Sergipe é aqui’, em Cristinápolis, sul sergipano.
A ação teve como objetivo fortalecer a campanha Novembro Azul, que busca conscientizar a população sobre a importância dos cuidados com a saúde do homem e, principalmente, para a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de próstata. Somente em 2025, a Unidade Móvel já participou de 23 edições do ‘Sergipe é aqui’, atendendo cerca de 1.354 homens. Neste período, foram realizadas 832 consultas urológicas e 399 com clínico geral, além de 803 ultrassonografias.
Além dos serviços ofertados pela Unidade Móvel, a SES, por meio do Laboratório Central de Sergipe (Lacen), também realizou testes do Antígeno Prostático Específico (PSA), um exame de sangue que ajuda a detectar e monitorar problemas na próstata, especialmente o câncer.
Segundo a referência técnica da Unidade Móvel de Saúde do Homem, Maíra Barreto, durante a consulta urológica, o paciente é avaliado e, caso seja necessário, o exame de toque retal é executado. “Esse teste simples e rápido é um dos melhores procedimentos para ajudar na identificação de alterações na próstata, antes mesmo de surgirem sintomas. O objetivo da Unidade Móvel é facilitar o atendimento e acesso à saúde para a população masculina não só no mês de novembro, mas durante todo o ano”, destacou.
Quando detectado precocemente, o câncer de próstata tem altas chances de cura, por isso, a realização anual de exames é fundamental na luta contra esta doença.
População aprova
O aposentado Josafá Costa, de 69 anos, contou que a última vez que realizou exames para prevenção do câncer de próstata foi há mais de 30 anos e, por isso, aproveitou para ser atendido na Unidade Móvel de Saúde do Homem. “Aproveitei para me consultar com o urologista e fazer os exames no ‘Sergipe é aqui’ porque eu teria que ir para Estância, mas como os serviços vieram até Cristinápolis foi mais fácil”, explicou.
Para o lavrador Raimundo Ferreira, 59, a ação ajuda muitos homens a cuidarem da sua saúde. “Vim fazer meus exames porque precisamos nos prevenir enquanto estamos bem para não termos que tratar doenças depois”, declarou.
O pedreiro aposentado José de Jesus, 73, também destacou a importância da iniciativa. Segundo ele, muitos homens deixam os cuidados com a saúde de lado. “Esse trabalho é muito bom porque facilita o acesso aos serviços para aquelas pessoas que acabam não lembrando de se cuidar”, pontuou.
Outros serviços
Além da Unidade Móvel de Saúde do Homem, a SES também ofertou exames ginecológicos na Unidade Móvel de Saúde da Mulher e testes para detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) na unidade móvel ‘Fique Sabendo’. O Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) realizou a entrega de Órteses, Próteses e Meios de Locomoção (OPMs) e o programa Sorrir Sergipe executou avaliações bucais.
O Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) também participou da ação coletando amostras de sangue para cadastro de doador de medula óssea e o Laboratório Central de Sergipe (Lacen) ofertou exames sorológicos para detecção de dengue, zika, chikungunya e toxoplasmose; testes do PSA e exames para gestantes, por meio do Programa de Proteção à Gestante (Protege).
O castramóvel da SES foi outro destaque da 61º edição do ‘Sergipe é aqui’. A unidade realizou consultas veterinárias e castrações em felinos que estavam previamente cadastrados.










Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 7 de novembro de 2025, 15:01 | Atualizado: 10 de novembro de 2025, 11:54