SES em parceria com municípios discute o programa Saúde na Escola
Com a finalidade de reunir estratégias e promover o diálogo, na manhã desta quarta-feira, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde (DAPS) realizou uma webconferência com os municípios para debater e articular a atuação do programa Saúde na Escola (PSE). Esta foi a primeira reunião do ano de 2021, segmentada em blocos de horários, iniciando com os coordenadores da Atenção Primária e do PSE dos municípios de Estância, Lagarto e Aracaju, para melhor atender os regionais e otimizar a discussão. A Webconferência será realizada até a próxima quinta-feira, 14, contemplando todos os municípios.
O programa Saúde na Escola surgiu em 2007 e funciona como articulação entre as políticas da Saúde e da Educação, contribuindo com a formação integral das crianças e adolescentes da rede pública de ensino. O PSE atua por meio de estratégias que objetivam promover ações de prevenção à saúde nas escolas, realizadas pelas equipes de saúde da família daquele território.
Algumas das ações desenvolvidas pelo programa são: atualização do calendário vacinal, prevenção ao aedes aegypti, combate ao tabaco e uso de drogas e abordagens explicativas sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST ‘s). Elas são aplicadas nas escolas por meio de rodas de conversas, reuniões, metodologias ativas e práticas. A diretora da Atenção Primária à Saúde, Flávia Diniz ressalta a importância do programa.
“Sabemos que o ambiente escolar é onde se tem um contato direto com as crianças e adolescentes e é o espaço em que passam maior parte do tempo. A equipe da saúde da família se envolvendo com a escola é a oportunidade de estar mais próximo dessas crianças e adolescentes e conseguir identificar de fato o que elas precisam, não só no âmbito educacional, mas também, no cuidado à saúde integral”, enfatiza a diretora.
O gerente de Ações Programáticas da SES, Afonso Abreu Mendes Júnior, destaca o papel do Estado acerca do Programa. “O Estado atua por meio da instrução e incentivo aos municípios, isso porque, nessa mudança de gestão municipal, muitos gestores novos estão iniciando seus ciclos e ainda não possuem total entendimento acerca do programa, assim, o Estado atua dando esse apoio mais explicativo e também de planejamento das ações a serem desenvolvidas por cada território, sugerindo, por exemplo, como cada ação pode ser desenvolvida e como funciona a articulação entre as secretarias de Saúde e Educação, com o principal objetivo de contribuir com a assistência e formação das crianças e adolescentes inseridos no programa” explica o gerente.
A reunião contou com 100% de adesão, todos os municípios escalados para esta manhã, compareceram. A coordenadora do PSE do município de Estância, Marcela Abreu, destaca a importância do diálogo estabelecido na reunião. “Diante do momento atípico que estamos presenciando, não pudemos desenvolver as ações do PSE de forma efetiva no ano passado, mas acredito que esse ano conseguiremos elaborar as atividades que possam contemplar o que reza o programa. Termos o apoio do Estado com essa equipe técnica à frente, só nos dá mais segurança para concretizar as ações, assim, só tenho a agradecer à SES e a todos os envolvidos que fizeram esse momento acontecer e na certeza de que outros possam ocorrer”, ressalta Marcela Abreu.
Publicado: 14 de janeiro de 2021, 10:18 | Atualizado: 14 de janeiro de 2021, 10:27
 
                    