SES e Samu preparam Plano de Contingência para o revezamento da Tocha Olímpica
Por Júnior Matos
Nos dias 28 e 29 deste mês, a Tocha Olímpica passará por seis cidades sergipanas. Para garantir a assistência aos participantes e ao público, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), preparou um Plano Estratégico de Contingência.
“As ações que serão desenvolvidas pelo Samu consistem em apoiar os municípios no planejamento e na estruturação das ações de saúde, definindo a atuação da Central de Regulação de Urgência que fará o monitoramento das portas de urgências, acompanhando os atendimentos resultantes desse evento. Durante o trajeto, uma Unidade de Suporte Avançado (USA) acompanhará a Chama Olímpica”, revela a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.
Todas as ações em saúde estão dentro do âmbito da Rede de Urgência e Emergência de Sergipe, tendo como parâmetro a Portaria GM/MS nº 1.600, e da Política Nacional de Atenção às Urgências, que institui a Rede de Atenção às Urgências no Sistema Único de Saúde (SUS).
Toda estratégia está conformada dentro dos componentes pré-hospitalar fixo (Unidades Básicas de Saúde, Sala de Estabilização 24 horas e UPA – Unidade de Pronto Atendimento), pré-hospitalar móvel (SAMU) e hospitalar (Hospitais Locais, Hospitais Regionais, Hospitais Especializados (incluindo os Hospitais Horizontais, no município de Aracaju).
“A Central Regulação de Urgência (CRU), inserida no Complexo Regulatório Estadual é o elemento ordenador e orientador dos sistemas de urgência e emergência”, explica Glícia Ramos.
O Plano de Contingência também preconiza uma estruturação da rede pré-hospitalar e hospitalar para uma adequada retaguarda de serviços assistenciais. Além disso, as ações de Vigilância Sanitária serão intensificadas, antes e durante as celebrações, monitorando as ocorrências relacionadas às celebrações, que possam constituir risco à saúde coletiva. A Vigilância Epidemiológica também está no circuito para alertar a população sobre os riscos de proliferação de algumas doenças como a Dengue, DSTs e Influenza/H1N1.
Posto Médico Avançado
Desde o mês de abril foi montado um Posto Médico Avançado do Samu na Arena Batistão, em Aracaju, para o período de Aclimatação das Olimpíadas Rio 2016. Equipado com ventiladores mecânicos, monitores cardíacos e desfibriladores, dentre outros materiais e medicações, a estrutura visa garantir um atendimento qualificado e seguro aos atletas e a população que prestigiará os treinos abertos.
O posto contará com o apoio das equipes do Samu 192 Sergipe que estarão in loco de plantão.
“Equipes assistenciais compostas por médicos, enfermeiros e técnicos de enfermagem estão envolvidas nas atividades, trabalhando diariamente até o mês de agosto. A estrutura garante suporte aos treinamentos das delegações que escolheram Sergipe como base de apoio”, finaliza Glícia Ramos, superintendente do Samu 192 Sergipe.
Publicado: 25 de maio de 2016, 12:15 | Atualizado: 25 de maio de 2016, 12:15