SES e Gestores da região de Lagarto discutem o Planifica SUS

Nesta segunda-feira, 13, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da diretoria de Atenção Integral à Saúde (Dais), reuniu no auditório do Centro Administrativo de Saúde (CAS), gestores da região de Lagarto a fim de discutir o Planifica SUS, projeto de planificação idealizado pelo Hospital Albert Einstein, que tem como objetivo o planejamento e a reorganização da Atenção Primária em conjunto com a Atenção Especializada. A região, que possui seis municípios, foi a escolhida para dar início ao projeto piloto no estado de Sergipe.

“Hoje fizemos uma reunião somente com os gestores da região de Lagarto para reapresentar o projeto e para que eles ficassem, já que foi uma reunião menor, mais à vontade para tirar dúvidas , fazer os questionamentos que se fizessem necessários, apresentassem as possíveis dificuldades e terem os esclarecimentos. A pretensão dessa reunião foi um momento mais aproximado com os gestores para que pudéssemos passar informações e inclusive sentir a receptividade do projeto, que por sua vez está sendo muito vem.acolhido, comentou a coordenadora da Atenção Primária da SES, Ana Paula Vieira.

Os técnicos da SES, que serão treinados pela Instituição Beneficente Hospital Albert Einstein, darão o suporte necessário aos municípios executores do projeto. Haverá oficinas tutorias com momentos presenciais, outros à distância, oferecidos pelo hospital idealizador. “Os gestores municipais vêm lutando para reorganizar a Atenção Primária e por conta de uma série de fatores já conhecidos, as dificuldades são evidentes. A Política Nacional da Atenção Primária reza as normas a serem seguidas, o Estado apoia os municípios mas ainda assim como executores, esses últimos não alcançam os objetivos ideais. Por conta disso, a visão sobre o projeto de Planificação traz nova energia, pois trata de uma reorganização dos processos de trabalho, agora com um suporte maior, e com a espertize da instituição Albert Einstein que traz resultados extremamente positivos na melhoria dos indicadores de saúde onde já é executado o projeto. A expectativa é muito grande e perante os gestores está sendo muito positiva. Toda conversa tem sido muito favorável, pois agora se sentirão mais seguros por terem tanto os técnicos do Estado para dar esse suporte, quanto a Instituição que é a idealizadora do projeto. Importante falar que para o sucesso do projeto é necessário completo envolvimento de todas as secretarias municipais envolvidas, assim como a do Estado, e que seja de todos os integrantes dessas instâncias. Com a somação de esforços, o sucesso é garantido, disse Ana Paula.

Na próxima segunda-feira, 20, haverá uma reunião do Colegiado aregional da região de Lagarto, oportunidade em que deve sair a deliberação de concordância com o projeto, e de 1º a 4 de julho acontecerá o workshop de abertura. “No primeiro dia participarão secretários, prefeitos, Conselho Estadual de Saúde, Ministério Público, representantes do MS e CONASS, representantes do Instituto Beneficente Hosital Albert, Einstein, Técnicos da SES, Profissionais municipais envolvidos no projeto e outros entes de importância para a efetivação do mesmo. Nesse momento, os secretários e os prefeitos assinarão o termo de adesão ao projeto, e já serão iniciadas as oficinas tutoriais, explicou a coordenadora.

Esse é um importante momento de reorganizar a Atenção Primária. Ressaltamos também a importância que tem sido a presença constante de Dr. Valberto nesse processo, o que reforça sua preocupação com a saúde do Estado, dando o suporte necessário para que tudo ocorra da melhor forma possível, solicitando estar sempre a par de cada passo dado na execução desse projeto; assim como também o diretor da Dais, João Lima, que está diretamente com o grupo condutor da SES, tocando esse projeto e colocando toda a energia para que tudo dê certo”, concluiu Ana Paula.

 

Fotos: Flávia Pacheco ASCOM SES

Publicado: 13 de maio de 2019, 17:14 | Atualizado: 13 de maio de 2019, 17:14