SES disponibiliza  300 testes rápidos no Arraiá do Povo nesta sexta-feira 

Na última quinta-feira, 27, foram atendidas 72 pessoas, sendo três reagentes para Sífilis e nenhum reagente para as demais patologia

 

O Arraiá do Povo, festa tradicional realizada pelo Governo do Estado, que ocorre na Orla da Atalaia, além da animação, dança e música estará recebendo também  ação de prevenção contra as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Para dar continuidade às atividades de prevenção que iniciaram no dia 20 deste mês, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids,  nesta sexta-feira, 28, distribuirá preservativos, gel lubrificante, folhetos informativos, e também realizará 300 testes rápidos, a partir das 18h.

As ações de testagem foram realizadas nos dias 20 e 21 deste mês.  No primeiro dia foram atendidas 70 pessoas, nelas realizados quatro testes, totalizando 280 exames. Destes, dois reagentes para sífilis, nenhum para HIV e Hepatite B e C. Já sexta-feira, 21, foram 50 atendimentos e não houve nenhum resultado reagente. Na última quinta-feira, 27, foram atendidas 72 pessoas, sendo três reagentes para Sífilis e nenhum reagente para as demais patologias. 

Foram disponibilizados para os dez dias de evento 20 mil preservativos. De acordo com o gerente do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, as orientações, distribuição de camisinhas e testes chamam a atenção dos forrozeiros. “A adesão das pessoas está sendo grande. Como o Arraiá do Povo é um evento que atrai famílias, realizamos muitos testes em casais, pai e filho, isso é muito bom. Também está havendo a adesão de turistas. Eles comentam que a iniciativa é boa, e que nunca viu algo parecido em seus respectivos estados”, contextualiza Almir.

“Em um evento como esse, que atrai muitas pessoas, é uma boa oportunidade para os forrozeiros realizar o  teste e saber a sua sorologia. Um dos objetivos do programa é facilitar o acesso ao exame, promovendo o diagnóstico precoce para que seja iniciado o tratamento o mais cedo possível, quando o resultado é positivo. Os casos reagentes encaminhamos para outros serviços”, destaca Santana.

O médico chama atenção para o tempo de duração do exame. “ O teste dura cerca de 20 minutos, vale a pena tirar a dúvida e ficar tranquilo. Além disso,  até o final da festa vamos continuar dialogando com as pessoas e incentivando o uso da camisinha, distribuindo e entregando folhetos informativos”, diz.  

 

Publicado: 28 de junho de 2019, 16:05 | Atualizado: 28 de junho de 2019, 16:11