SES destaca cuidados preventivos no Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras 

O objetivo da data é conscientizar a população sobre medidas preventivas para a redução desses acidentes. 

Nesta terça-feira, 6, é comemorado o Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras. O objetivo da data é ampliar a conscientização e divulgar medidas preventivas necessárias à redução desses acidentes, principalmente durante o mês de junho, onde ocorre a maior incidência de casos.  

A Campanha do Junho Laranja aborda a prevenção de queimaduras elétricas como tema principal, passando também pelos demais fatores etiológicos com foco na educação da população, bem como a criação e o compartilhamento de materiais e vídeos para as redes sociais, contendo os meios de prevenção, riscos, cuidados e onde procurar ajuda.  

O mês é dedicado à prevenção de queimaduras em todos os níveis, desde a atenção primária até os profissionais de saúde da rede pública e privada, bem como da população em geral, legisladores e setor produtivo, dando visibilidade a toda a Linha de Cuidado.  

A gerente da Unidade de Tratamento de Queimados (UTQ) do Hospital de Urgências de Sergipe (Huse) Governador João Alves Filho, a enfermeira Wandressa Nascimento, explica que apesar de ser frequente os casos de queimaduras durante o período junino, as pessoas precisam também se preocupar com a energia elétrica, principalmente redobrar os cuidados quando se tem criança em casa.  

“Nunca deixe cabos, fios elétricos e tomadas ao alcance de crianças. Elas são extremamente curiosas e podem colocar na boca. Já tivemos alguns casos com queimadura elétrica na boca, com perda de substância. Evite sobrecarregar o sistema elétrico ao usar muitos plugues em uma única tomada. Não use o celular enquanto o carregador estiver na tomada”, destacou.  

 Prevenção:  

 Alguns cuidados são essenciais para prevenir acidentes com fogo: 
 

– Evitar manipular álcool próximo a cigarros, charutos, fósforos acesos, churrasqueiras e fogueiras;   

– Não utilizar álcool líquido diretamente sobre o fogo, na forma de jato, devido ao risco de explosão;  

– Não deixar crianças brincando próximo ao fogão enquanto prepara as refeições;   

– Não deixar cabos de panelas virados para fora do fogão.   

– Nunca usar toalhas de mesa compridas que possam ser puxadas por uma criança curiosa.   

– Com relação aos fogos de artifício, usar equipamentos de proteção individual e respeitar o limite da faixa etária. Não soltar fogos, caso tenha ingerido bebidas alcoólicas.    

– Crianças devem estar sempre supervisionadas por um adulto responsável. A atenção deve ser redobrada quando os pequenos estiverem perto de fogueiras, por causa do risco de quedas nas brasas ou queimadura nos pés.  

Primeiros socorros:

 Em casos de acidentes, a pessoa deve: 

– Interromper a fonte causadora;   

– Lavar abundantemente o local atingido com água corrente, por aproximadamente 20 minutos, com água em temperatura ambiente, nunca quente ou gelada;   

– Enrolar o local com pano limpo e seco e encaminhar para Unidade de Saúde mais próxima. 

 Além disso, algumas recomendações são importantes no momento de prestar socorro à vítima queimada. Wandressa disse ainda que algumas crenças populares, como o uso de creme dental no local da queimadura, são comuns entre a população, mas acabam piorando a lesão.  

“Usam borra de café, manteiga, creme dental, pasta d’água, entre outros. Essas culturas, crenças, acabam prejudicando, algumas vezes piorando a lesão e dificultando a retirada do produto, causando mais dor no local”, explicou. 

Publicado: 6 de junho de 2023, 11:30 | Atualizado: 6 de junho de 2023, 11:30