SES abre o Dezembro Vermelho com a realização de testes rápidos e orientações à população

O mês é voltado para a conscientização, prevenção e promoção do tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras infecções sexualmente transmissíveis

No Dia Mundial de Luta contra a Aids, celebrado nesta segunda-feira, 1º, a Secretaria de Estado da Saúde (SES) deu início às ações voltadas à campanha ‘Dezembro Vermelho’, mês dedicado à conscientização, prevenção e promoção do tratamento precoce da Síndrome da Imunodeficiência Adquirida (Aids) e de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). A primeira atividade foi realizada no Centro de Aracaju.
 
A referência técnica do Programa IST/Aids da SES, Almir Santana, destacou que é o momento de reforçar o alerta à população. “Neste ano, teremos 11 ações de testagem em diversos pontos da cidade, justamente para incentivar o diagnóstico precoce. Quando a pessoa descobre cedo, ainda sem sintomas, ela está na fase de HIV. Já quando a descoberta é tardia, falamos de Aids. A nossa luta é para que ninguém evolua para a fase avançada da doença”, alertou. 
 
Testagem rápida
 
Na ação, a população recebeu orientação de como se prevenir. Os usuários com laudos dos testes rápidos identificados como reagentes (positivos) saíram com encaminhamento para os serviços de saúde, seja uma Unidade Básica de Saúde (UBS) e/ou serviços especializados, de acordo com o agravo, para a elucidação diagnóstica e início do tratamento.
 
A dona de casa Kassandra Leci aproveitou sua passagem pela região e buscou o serviço. “Considero muito importante realizar esse tipo de teste. Ele ajuda a prevenir muitos problemas e evita que a gente tenha alguma doença sem saber. Eu realmente valorizo muito a minha saúde e é algo que eu prezo na minha vida e também penso no cuidado com os outros, porque é bom para todo mundo”, afirmou. 
 
O aposentado José Bispo dos Santos também não perdeu a oportunidade de colocar a saúde em dia. “Sempre tive o costume de cuidar da minha saúde e dessa vez não foi diferente. Assim que vi a realização das testagens já vi como uma oportunidade. Foi muito rápido e trouxe facilidade com a entrega do resultado na hora”, contou. 
 
Sergipe avançando

O estado de Sergipe vem avançando no processo de eliminação da transmissão vertical. Anteriormente, o estado foi certificado com o selo prata para eliminação da transmissão vertical do HIV e, agora, em 2025, o estado passa pela recertificação do selo. Além disso, também foi conquistado o selo bronze neste ano para eliminação da transmissão vertical da hepatite B.


“O município de Lagarto recebeu a recertificação para eliminação do HIV e o selo bronze para sífilis. Já o município de Itabaiana está passando pela recertificação do selo prata para eliminação do HIV e também para o selo prata de sífilis, além de avançar para a certificação do selo prata para hepatite B”, destacou a responsável técnica da SES para o atendimento de gestantes e crianças com HIV/aids, Jôse Calasans.
 
Outras ações
 
Ao longo de todo o mês, a SES realizará uma série de ações que integram a campanha ‘Dezembro Vermelho’, levando testagem rápida, orientações de prevenção e atividades educativas a diferentes pontos de Aracaju e do interior sergipano. A programação acontece na sexta-feira, 5, no Hospital Universitário, em Aracaju, às 8h. No dia 10, será realizado o Seminário Estadual, ampliando o debate sobre prevenção e cuidado. 
 
As atividades continuam no dia 12, na Praça General Valadão, às 16h; no dia 13, no Mercado Central, às 8h; e no dia 14, na Feira do Turista, às 16h. Já no dia 17, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Aquino (CER IV) promoverá palestra às 8h e testagem às 13h. No dia 19, a ação ocorrerá no bairro Japãozinho, em Aracaju, às 16h, seguida pela atividade na Cinelândia, também na capital sergipana, no dia 21, às 16h. 
 
Encerrando a agenda, no dia 22, a equipe estará na ação ‘Praça que Abraça – Especial de Natal’, a partir das 8h. Com essa programação contínua, a SES reforça o compromisso em ampliar o acesso ao diagnóstico precoce, fortalecer a prevenção e conscientizar a população sobre o enfrentamento ao HIV, à Aids e às demais Infecções Sexualmente Transmissíveis.

Fotos: Mário Sousa

Publicado: 1 de dezembro de 2025, 17:33 | Atualizado: 3 de dezembro de 2025, 14:00