Sergipe inicia o processo de planificação da Atenção à Saúde

Por Manuela Penacal

plan_atenção a saúde (2) A gestão da Secretaria de Estado da Saúde (SES) iniciou o processo de planificação da Atenção à Saúde em Sergipe. Em reunião realizada nesta sexta-feira, 9, os gestores das áreas técnicas começaram a debater a execução do processo junto ao Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass).

A proposta visa promover uma ação de fortalecimento da Atenção Primária à Saúde, de modo que tenha condições de  atuar como coordenadora do cuidado e ordenadora da Rede de Atenção à Saúde.

A planificação é uma proposta do Conass e já está sendo aplicada no Rio Grande do Sul, São Paulo, Goiás, Ceará, Maranhão e Espírito Santo. “Estamos iniciando o processo aqui em Sergipe e no Piauí”, conta Jurandi Frutuoso, secretário-executivo do Conass.

“A região para aplicação do projeto piloto em Sergipe ainda será escolhida e será debatido e pactuado o processo com os gestores municipais através do Colegiado Intergestores Estadual (CIE) e o Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Cosems)”, salienta a secretária da Saúde, Conceição Mendonça.

“Hoje, a Atenção Básica é a primeira assistência nos territórios e possui uma resolutividade superior a 80% das necessidades de saúde da população”, explica João Lima Júnior, diretor de Atenção Integral à Saúde.

O processo de implantação dura cerca de um ano e prevê a realização de oficinas e tutorias. Em um segundo momento, a equipe estadual reproduzirá as oficinas e tutorias para as demais regionais que terão o modelo replicado.

Publicado: 9 de setembro de 2016, 18:18 | Atualizado: 9 de setembro de 2016, 18:18