Sergipe garante remoções aeromédicas aos usuários do SUS
Por Acácia Mérici | Fotos: Ricardo Pinho
Mais uma importante parceria foi oficializada para fortalecer a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SES) em Sergipe. Na manhã desta quarta-feira, 16, aconteceu a solenidade de assinatura do Termo de Cooperação Técnica entre a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS) e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), com a Secretaria de Estado da Segurança Pública (SSP), através do Grupamento Tático Aéreo (GTA), para o processo de regulação aeromédica em Sergipe.
Segundo Conceição Mendonça, superintendente do Samu Sergipe, o trabalho em conjunto com o GTA já ocorre com grande êxito no transporte aeromédico, no resgate de acidentes de múltiplas vítimas, nas remoções a longa distância e até no transporte de órgãos. Agora, com a concretização do Termo de Cooperação Técnica, a assistência será mais reforçada e os atendimentos nos casos de maior gravidade serão otimizados.
“Essa parceria chegou em um momento de excelência onde a saúde pública de Sergipe vem evoluindo, concretizando redes. Com o apoio do GTA, prestaremos o atendimento com mais rapidez, já que o principal indicador do Samu é o tempo resposta. A partir de agora, salvaremos vidas com mais qualidade e maior rapidez. Agradecemos a SES e a SSP em ter o GTA integrado ao Samu. Somos uma só família”, comemora Conceição Mendonça.
De acordo com o coordenador do GTA, o policial Virgílio Santas, o serviço estará em atividade obedecendo todos os protocolos de atendimentos e de fluxos. “O GTA poderá ser acionado pela regulação médica do Samu e também através do oficial médico que atua no GTA. Temos o helicóptero disponível para ações de distâncias consideráveis e uma aeronave para longa distância. Ambas estão preparadas e configuradas para atuar no transporte aeromédico e em resgates, substituindo plenamente qualquer ambulância”, pontua.
Para o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, o Termo de Cooperação Técnica celebrado pela SES e SSP ajudará na construção, junto ao Ministério da Saúde, de uma linha de atendimento para este tipo de remoção, o que favorecerá no fortalecimento dos cuidados ao paciente no âmbito das urgências e emergências.
“Nossas equipes estão capacitadas para trabalhar nas aeronaves. Esse Termo é mais um avanço do Samu Sergipe que foi reconhecido no ano passado como o melhor do Brasil pelas suas qualificações. Agora, ganha mais um up grade para aprimorar ainda mais os trabalhos de urgência e emergência. Estamos ampliando o serviço, em um momento delicado no Brasil, mas com inteligência, motivação, parceria e cooperação entre duas secretarias importantes, avançando no melhor atendimento ao paciente crítico em Sergipe”, comemora José Sobral.
Ainda de acordo com o gestor Estadual da Saúde, “esse Termo de Cooperação Técnica, chancelado pelo Ministério da Saúde, é a prova que estamos no caminho certo. Sergipe é um estado com 100% de cobertura do Samu. Somos o primeiro Samu do Brasil com qualificação técnica em número de ambulâncias e de equipes para atendimento. Com este Termo, teremos a expectativa e a efetivação das remoções aeromédicas através de um instrumento que já existe em Sergipe, com perspectivas de reforço de financiamento do Ministério da Saúde. O custo já é nosso e estamos ampliando o serviço para atender a comunidade”.
Para o secretário de Estado da Segurança Pública, João Batista, “esta é uma parceria importantíssima porque a SSP e a SES têm objetivo de salvar vidas. Nada mais justo a parceria desse convênio, ligando de forma efetiva o GTA e o Samu para prestar um serviço ainda mais eficaz”.
Publicado: 16 de março de 2016, 17:12 | Atualizado: 16 de março de 2016, 17:12