Sergipe busca apoio no Ministério da Saúde para habilitações de serviços de Saúde

Por Acácia Mérici

Reunião Brasília SES FHS (2)Em Brasília, durante audiência com o ministro da Saúde, Ricardo Barros, nesta quarta-feira, 06, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, reafirmou prioridades do Estado de Sergipe na Pasta que estão em tramitação no Ministério: Habilitação do Serviço de Hemodiálise de Estância, habilitação das Clínicas de Saúde da Família (CSF) 24 horas que possuem Salas de Estabilização, renovação da Certificação das Entidades Beneficentes de Assistência Social na Área de Saúde (Cebas) das três Fundações (Fundação Hospitalar de Saúde, Parreiras Horta e Funesa).

 

Na ocasião, foi solicitada a aquisição de mais cinco novas viaturas para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe).

 

“O ministro solicitou à sua equipe técnica para acelerar a liberação do Serviço de Hemodiálise de Estância. Quanto ao Cebas, o Ministério pretende destravar todos os processos que estão sem pendências nos próximos 30 dias, agilizando a certificação de todas as instituições. O Ministro pediu agilidade especial em relação às habilitações das Salas de Estabilização das CSFs dos municípios, entendendo que é preciso encontrar uma solução que contemple os investimentos feitos na Rede de Urgência de Sergipe e suas particularidades na organização dos pontos de atenção”, ressaltou Conceição Mendonça.

 

A visita foi acompanhada pelo senador por Sergipe, Ricardo Franco, pelo diretor geral da FHS, Hans Lobo, e pelo diretor de Atenção Integral à Saúde, João Lima Júnior.

 

“Agradecemos o senador Ricardo Franco em reforçar o apoio para que, junto com a bancada de Sergipe, priorize a liberação da emenda parlamentar de construção do Hospital Especializado em Câncer Governador Marcelo Deda Chagas. O senador colocou o gabinete dele à disposição da Saúde do Estado. A saúde pública de Sergipe precisa do apoio integral de todos os parlamentares e tenho certeza que não medirão esforços para agregar e contribuir nos avanços”, ressalta a Conceição Mendonça.

 

Ainda de acordo com a gestora Estadual, “a Secretaria de Estado da Saúde está à disposição de todos os parlamentares como sustentáculo nas agendas de fortalecimento do SUS/Sergipe”.

Publicado: 6 de julho de 2016, 19:40 | Atualizado: 6 de julho de 2016, 19:40