Sergipe abre 8ª Conferência Estadual de Saúde para discutir Políticas Públicas 

O evento, que ocorre a cada quatro anos, segue até a quinta-feira, 25, para discussão e aprovação de propostas para a melhoria do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe    

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em parceria com o Conselho Estadual de Saúde de Sergipe (CES/SE) e a Fundação Estadual de Saúde (Funesa), abriu nesta terça-feira, 23, a 8ª Conferência Estadual de Saúde (Confesa). O evento é um espaço democrático com a participação da comunidade representada pelos trabalhadores, gestores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), e tem como objetivo de construir propostas que se transformarão em políticas públicas para integrar o Plano de Saúde do respectivo ente federado (município, estado e União).  

Com o tema “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia”, a conferência discute quatro eixos: I – O Brasil que temos. O Brasil que queremos; II – O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vidas; III – Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia; IV – Amanhã será outro dia para todas as pessoas. 

Na 8ª Conferência, serão eleitos 60 delegados e 20 propostas, cinco de cada eixo, para levar para a nacional, em Brasília. Ao total são 1.058 delegados, 100 convidados e 100 observadores, além dos facilitadores e apoiadores. 

O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, reforçou durante abertura da Conferência que as propostas discutidas deverão ser transformadas em políticas públicas objetivando a assistência dos usuários SUS. “A Conferência é um momento único para que possamos debater propostas e transformá-las em políticas públicas, que traduzem em qualidade para a população que mais necessita, que usufrui do Sistema Único de Saúde”, disse.  

As Conferências de Saúde representam um momento importante de avaliação da situação da saúde e de formulação de diretrizes para as políticas públicas no setor, reunindo cidadãos pela defesa da garantia de direitos, com atenção voltada às necessidades da população. A delegada da Conferência pelo município de Cedro de São João, Jonedir Rocha, as conferências representam marcos para o SUS. “É um momento de discutir e expor os nossos anseios, as nossas necessidades, prioridades e o que queremos de melhor para os nossos municípios, Estado e país”, pontuou. 

A diretora da Fundação Estadual de Saúde (Funesa), Carla Fontes, salientou que a conferência é um marco. “A Funesa sempre atuou com o controle social e na construção das Conferências de Saúde, assim como participa da legitimidade, enquanto membro do Conselho Estadual de Saúde, contribuindo com a logística deste evento, mas também no fortalecimento da atuação do Conselho junto a sociedade sergipana”, revelou.  

Publicado: 24 de maio de 2023, 11:17 | Atualizado: 24 de maio de 2023, 11:18