Secretário José Sobral realiza palestras sobre o Aedes aegypti em comunidades

Por Júnior Matos

Seguindo a agenda de visitas às comunidades da capital e interior do estado, o secretário de Estado da Saúde, José Sobral, esteve na última sexta-feira, 19, no bairro Ponto Novo, para realizar mais uma palestra sobre o mosquito Aedes aegypti. A ação teve como objetivo conscientizar as pessoas sobre a importância de se ter disciplina e comprometimento no combate ao mosquito causador da Dengue, Febre Chikungunya e Zika Vírus.

De acordo com José Sobral, as ações de combate devem acontecer dentro de casa. “Não deixar pontos que acumulem água é primordial para o que o vetor não se desenvolva. É importante lembrar que 82% das larvas encontradas na região Nordeste estão em reservatórios, nos nossos lares, o que exige um cuidado muito maior para evitar a proliferação dele”, destacou o gestor, que também ressaltou as ações educativas desenvolvidas pela Secretaria de Saúde (SES), voltadas para os eixos de controle do vetor, vigilância e assistência em saúde.

Para a o líder comunitário do bairro Ponto Novo, Rinaldo Santos, a visita do secretário à localidade foi de extrema importância para esclarecimento de dúvidas da população. “Apesar de a nossa comunidade manter os índices de infestação do mosquito baixo, é preciso que a população continue vigilante. A palestra do secretário foi bastante esclarecedora, pois, munidos de informações, podemos nos tornar multiplicadores de conhecimento e orientar outras pessoas sobre o perigo que o mosquito oferece e as formas e prevenção”, afirmou.

A comunidade ouviu atentamente cada recomendação feita José Sobral. “É preciso que a vigilância aconteça dentro e fora de casa. Por exemplo, não descartar de forma irregular copos descartáveis na rua, pois, durante o período de chuva, ele pode acumular água e servir de criadouro para mosquito. Além disso, chamar atenção das autoridades para terrenos baldios é muito importante, já que muitos acumulam lixo e podem servir de ponto para a proliferação do Ades aegypti”, disse a dona de casa, Maria Vilano.

Bairro Cidade Nova

Já no sábado, 20, o secretário José Sobral esteve no bairro Cidade Nova, onde prestou vários esclarecimentos sobre o combate ao mosquito Aedes aegypti e as consequências de cada doença que ele transmite. Para o líder da comunidade, José Gomes Araújo, o momento foi muito proveitoso. “Devemos lembrar que a luta contra o vetor deve ter o comprometimento da população, cada pessoa tem uma parcela de responsabilidade por esse problema. Afinal de contas, a maior parte dos criadouros está dentro das nossas casas. Por isso, acredito que este trabalho de conscientização da população tem sido fundamental para enfrentamento que o governo vem realizando”, destacou.

Publicado: 22 de fevereiro de 2016, 15:09 | Atualizado: 22 de fevereiro de 2016, 15:09