Secretaria de Estado da Saúde realiza ações alusivas ao Dia Nacional de Combate ao Fumo
Realização do Colegiado Estadual do Programa Tabagismo e lançamento do programa ‘Respire Bem, Viva Melhor’ marcaram atividades da pasta
O Dia Nacional do Combate ao Fumo é lembrado nesta sexta-feira, 29, com o intuito de conscientizar a população sobre os perigos que o tabagismo traz à saúde dos usuários. Por isso, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), em alusão à data, realizou em parceria com o Instituto Nacional de Câncer (Inca) e o Ministério da Saúde, o segundo Colegiado Estadual do Programa Tabagismo deste ano. Além disso, o Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) lançou o programa ‘Respire Bem, Viva Melhor’.
O segundo Colegiado Estadual do Programa Tabagismo aconteceu na última quinta-feira, 28, abordando o tema ‘A fumaça que apaga vidas: um risco que podemos evitar’. O evento teve como público-alvo profissionais e representantes da Atenção Primária dos 75 municípios sergipanos para qualificar a assistência e controlar o consumo de tabaco no estado.
O Colegiado funcionou como um espaço de articulação e fortalecimento de políticas públicas com o intuito conscientizar a população sobre a importância de combater o tabagismo para a redução de doenças associadas e melhoria na qualidade de vida. De acordo com a referência técnica do Programa Tabagismo da SES, Ivete Góis, o encontro é uma forma de convidar e acolher profissionais dos municípios para a ampliação do conhecimento, promovendo a cessação, sensibilização e tratamento de usuários em Sergipe.
“Celebrar o Dia Nacional de Combate ao Fumo é fundamental para conscientizar a população sobre os riscos do tabagismo à saúde e reforçar ações de combate ao fumo em Sergipe. Vale destacar que a secretaria tem um papel fundamental nessa luta, pois é ela quem recebe os insumos e medicamentos, disponibilizados pelo Ministério da Saúde e pelo Sistema Único de Saúde (SUS), e distribui aos municípios. Oferece, portanto, suporte necessário para o tratamento e combate à doença no nosso estado”, explicou Ivete.
O tabagismo é reconhecido como uma doença crônica causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco. O uso dessa substância em qualquer uma de suas modalidades causa a maior parte dos cânceres de pulmão. O hábito de fumar está associado, ainda, a outros tipos de tumores, bem como de doenças cardiovasculares e respiratórias. Considerado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como a principal causa de morte evitável no planeta, o consumo de tabaco é um problema de saúde pública.
A gerente do Programa Municipal de Tabagismo de Aracaju, Thaciane Menezes, esteve presente durante o encontro e destacou que a capacitação reforça o compromisso da saúde pública com a sociedade, promovendo ações de controle sobre os malefícios do fumo e incentivando o acesso ao tratamento gratuito fornecido pelo SUS. “O momento presente trabalha no sentido de blindar as políticas antitabaco contra a influência da própria indústria tabagista. Crucial para proteger a saúde pública e, consequentemente, as novas gerações”, enfatizou.
A cirurgiã dentista Giovanna Mila participa do programa de tabagismo de uma Unidade Básica de Saúde de São Cristóvão e explica que há muitos casos de pacientes que querem parar de fumar, mas se sentem perdidos e desencorajados. “Nós oferecemos todos os instrumentos disponíveis para melhorar a qualidade de vida dos nossos pacientes. Realizamos um papel importante na vida de cada um deles que é a escuta. Esse é o momento que aproveitamos para compreender o fator que motivou a pessoa a querer parar de fumar. Estamos sempre priorizando o respeito e considerando a realidade de cada um”, relatou.
Programa antitabagismo
O Hospital de Urgências de Sergipe Governador João Alves Filho (Huse) lançou nesta sexta-feira, 29, o programa ‘Respire Bem, Viva Melhor’. A iniciativa, voltada para os colaboradores da unidade, busca conscientizar sobre os riscos do tabagismo e reforçar o compromisso com a promoção da saúde e da qualidade de vida no ambiente de trabalho.
A ação conta com um questionário eletrônico, acessado por QR Code, que permite identificar trabalhadores fumantes e encaminhá-los para acompanhamento e tratamento no Centro de Especialidades Médicas de Aracaju, em parceria com a Secretaria de Estado da Saúde.
“Nosso objetivo é oferecer suporte a quem deseja parar de fumar, criando um ambiente laboral mais saudável e seguro. Acreditamos que cuidar da saúde do colaborador é também cuidar do paciente e da instituição como um todo”, destacou a enfermeira do Serviço Especializado em Segurança e Medicina do Trabalho (SESMT), Jessika Vasconcelos.









Fotos: Felipe Goettenauer
Publicado: 29 de agosto de 2025, 14:36 | Atualizado: 29 de agosto de 2025, 14:36