Secretaria de Estado da Saúde promove ação para castrar gatos comunitários que habitam no presídio do Santa Maria
Iniciativa se deu junto ao Ministério Público Federal, com objetivo de controlar a natalidade animal e diminuir transmissão de zoonoses
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Proteção Animal, promoveu nesta terça-feira, 26, uma ação para castrar gatos comunitários que habitam no Complexo Penitenciário Antônio Jacinto Filho (Compajaf), no bairro Santa Maria, em Aracaju. A iniciativa se deu por meio de uma solicitação do Ministério Público Federal (MPF), que acionou os serviços do castramóvel da SES, e contou com a parceria da Secretaria de Estado da Justiça e de Defesa do Consumidor (Sejuc).
Na ação, foram castrados mais de 40 felinos. Além dos animais que habitam no presídio, o castramóvel também realizou o procedimento em gatos da comunidade do Santa Maria. Segundo a diretora de Proteção Animal da SES, Christy Monteiro, a atividade de castração animal proporciona benefícios tanto à saúde animal quanto à saúde pública.
“Uma colônia de gatos se prolifera muito rápido. Uma ação como essa contribui para o controle de natalidade e de zoonoses, pois evita a proliferação de doenças que são transmissíveis até para os seres humanos”, explicou Christy.
O procurador da República, Igor Miranda, enfatizou a importância da parceria entre a SES e o MPF. “A Secretaria do Estado da Saúde apoiou diretamente no envio do castramóvel e dos profissionais que estão realizando a atividade de castração no pátio do presídio. É uma parceria de sucesso. Nós esperamos realizar essa atividade em outros locais, como praças públicas”, destacou.
Integrantes das Organizações não Governamentais (ONGs) Bastet/Casa dos Animais, Instituto Acolher, SOS Animais UFS e Thundercats foram responsáveis por capturar os felinos que passaram pelo procedimento.
A voluntária da Bastet/Casa dos Animais, Ana Faleiros, explicou que a equipe capturou aproximadamente 40 gatos. “É muito importante essa parceria com o castramóvel. A gente traz todo o nosso equipamento para fazer o processo de captura, a fim de que eles possam ser castrados”, afirmou.
Para o diretor do Compajaf, Jean Guimarães, a ação colabora com o controle da reprodução e da saúde dos animais: “Os animais se encontravam numa situação de reprodução sem controle e, agora, com esse apoio da SES e do MPF, doenças e maus-tratos serão evitados”.
Castramóvel
Desde 2023, quando começou a funcionar, o castramóvel da SES já realizou 8.065 serviços direcionados à saúde animal, como consultas veterinárias e castrações. Só em 2025, foram castrados 1.970 animais, sendo eles cães e gatos. O objetivo da iniciativa é reduzir o número de animais abandonados e, consequentemente, diminuir a transmissão de zoonoses – doenças infecciosas ou parasitárias transmitidas entre animais e seres humanos.
Mais informações podem ser requisitadas por meio do e-mail diproan@saude.se.gov.br.







Fotos: Mário Sousa
Publicado: 26 de agosto de 2025, 15:43 | Atualizado: 26 de agosto de 2025, 15:49