Secretaria de Estado da Saúde leva cadastro de Medula Óssea e exames do Protege para o ‘Sergipe é aqui’

Governo itinerante acontece na próxima sexta, 12, em Estância

Visando contribuir com a ampliação dos serviços da Saúde para a população, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Fundação de Saúde Parreira Horta (FSPH), participará de mais uma edição do governo itinerante ‘Sergipe é aqui’, que acontece na próxima sexta-feira, 12, na Escola Municipal Maria Izabel de Carvalho Nabuco D’Ávila, em Estância.

A ação contará com profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e Serviço de Verificação de Óbitos (SVO), distribuídos em duas salas da unidade de ensino. Durante o ‘Sergipe é aqui’, o Lacen levará para o público o Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, que são realizados no terceiro e último trimestre da gravidez.

O programa contempla exames de HIV, Sífilis, Toxoplasmose, IgM, Toxoplasmose IgG, HCV, HBSA, HTLV e teste de avidez de Toxoplasmose , e tem como finalidade diagnosticar, orientar e prevenir a transmissão de doenças materno-fetal.

Já o setor de Ações Estratégica do Hemose fará o cadastro para doador de Medula Óssea, que atende pacientes com leucemias e tem como única chance de cura o transplante de medula e, para isso, é preciso encontrar um doador compatível.

Para fazer esse cadastro vinculado ao Registro Nacional de Doares de Medula Óssea (Redome) do Instituto Nacional do Câncer (Inca) é preciso estar bem de saúde, ter idade de 18 a 35 anos, não ter histórico de câncer e apresentar um documento oficial, original com foto. Em seguida o cidadão preenche um formulário com dados pessoais e doa uma amostra com 5ml de sangue para testes de compatibilidade genética.

A equipe do Hemocentro de Sergipe também prestará orientações à população sobre a importância da doação de sangue, além de explicar como funciona o processo dividido em: cadastro, pré-triagem, triagem clínica e coleta de uma bolsa com no máximo 450 ml de sangue.

Serviços

Além das orientações serão distribuídos folders e panfletos informativos, sobre o funcionamento e os serviços ofertados à população no Hemose, Lacen e SVO. Para mais informações: (79)3225-8039 e 3259-3174.

Governo itinerante acontece na próxima sexta, 12, em Estância

Serviços