Secretaria de Estado da Saúde implementa Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do SUS em Sergipe
O objetivo é aprimorar a organização de dados para auxiliar nas tomadas de decisões da gestão estadual de saúde
A Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Centro de Informações e Decisões Estratégicas em Saúde da Diretoria de Planejamento (Cides/Diplan), implementou, nesta sexta-feira, 19, o Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão Estadual do Sistema Único de Saúde (SUS) em Sergipe (Cieges/SE). Com isso, Sergipe passa a compor a Rede Nacional Cieges, uma rede de colaboração e apoio coordenada pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), que qualifica as gestões estaduais do SUS.
Segundo o secretário interino da SES, Jardel Mitermayer, a integração representa um avanço muito importante para a saúde pública de Sergipe. “Esse processo transforma dados em informação e inteligência, permitindo decisões mais assertivas. Além disso, o monitoramento contínuo de indicadores como cobertura vacinal, mortalidade infantil e materna e a incidência de doenças é essencial para qualificar as políticas públicas, permitindo fortalecer a gestão do SUS”, enfatizou.
O objetivo do Cieges/SE é aprimorar a organização de dados e informações estratégicas para auxiliar nas tomadas de decisões da gestão estadual de saúde, buscando a efetividade das ações do SUS no estado. Além disso, a integração da SES à Rede Cieges está alinhada às diretrizes nacionais de transformação digital em saúde, à Rede Nacional de Dados em Saúde (RNDS), às agendas de inovação, transparência e melhoria do desempenho do SUS, bem como à Estratégia de Governo Digital do Estado de Sergipe, que promove a articulação das ações voltadas à modernização digital do setor público.
O representante do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Moura Vilela, destacou que a integração representa um avanço muito importante para a saúde pública. “Sergipe é o 17º estado da federação a aderir ao Cieges, fortalecendo a tomada de decisão baseada em evidências e no uso qualificado de dados. Decidir com base em informações confiáveis traz benefícios diretos para a população, aumenta a efetividade da gestão e contribui para a melhor aplicação dos recursos públicos, tornando fundamental avançar do modelo analógico para o digital, com maior capacidade de processamento e agilidade”, explicou o representante do Conass.
Monitoramento estratégico
Na ocasião, foi apresentado como o Centro apoiará a gestão estadual do SUS na tomada de decisão baseada em evidências, formulação, monitoramento e avaliação de políticas públicas. Para o presidente do Conselho de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Enock Ribeiro, é uma iniciativa primordial. “Trazer para Sergipe esse centro de processamento de dados é primordial, pois irá reunir informações de todos os municípios e permitirá direcionar melhor os serviços de saúde, segundo a realidade e as necessidades de cada território”, enfatizou.
A gerente do Cides/Diplan, Eliane Nascimento, elencou os benefícios da implementação do Cieges para a SES. “Quando os Centros de Inteligência das secretarias de Estado se vinculam ao Cieges, passam a ter acesso a ferramentas de inteligência para análise de situação, de dados, de informação e de saúde, além das capacitações que o Conass oferta. Esses eventos nos qualificam e, assim, vamos nos atualizando com as experiências dos outros estados, como também na utilização de diversas ferramentas tecnológicas de análise”, ressaltou.
Fotos: Valter Sobrinho






Publicado: 19 de dezembro de 2025, 14:29 | Atualizado: 19 de dezembro de 2025, 14:30