Secretária Conceição Mendonça apresenta funcionamento da Rede de Urgência ao Rotary

Por Acácia Mérici
SES no Rotary (2)A Secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, foi convidada pelos membros do Rotary Aracaju Norte para apresentar os avanços da Rede Estadual de Urgência. Na ocasião, a gestora mostrou as ações do Complexo Regulatório em Saúde e sobre a resolutividade dos seis Hospitais Regionais (Propriá, Estância, Nossa Senhora do Socorro, Nossa Senhora da Glória, Itabaiana, Lagarto) para desafogar o Hospital de Urgências de Sergipe (Huse).

“Os Hospitais Regionais, juntos, a atendem a mais de 17 mil pacientes. Eles são responsáveis em garantir a assistência ao usuário do Sistema Único de Saúde (SUS) bem próximo de casa e fazer com que o Huse só receba casos que são de alta complexidade, que é a referência dele. Porém, por ser porta aberta, o Huse ainda recebe pacientes de baixa complexidade, demanda que deveria estar na atenção básica e nas Unidades de Pronto Atendimento”, explicou a gestora estadual.

Ainda de acordo com Conceição, “os Hospitais Regionais também estão preparados para pacientes críticos: Lagarto e Itabaiana. Em 2007, a UTI do Huse possuía 19 leitos, sendo 6 pediátricos e 13 para adultos. Hoje, são 75 leitos, sendo 65 de UTI Adulto, 10 leitos de UTI Pediátricos. Os leitos de UTI foram também regionalizados com a implantação de 10 leitos no Hospital Regional de Lagarto e outros 10 no Hospital Regional de Itabaiana, além dos leitos de isolamento em todas as UTIs”.

Sobre o Complexo Regulatório da Saúde, Conceição Mendonça fez uma explanação sobre os resultados da regulação dos leitos.

“O Complexo Regulatório é a central de inteligência do SUS Sergipe, sendo composto pelas seguintes Centrais: Central de Regulação de Leitos, Central de Regulação das Urgências (Samu 192 Sergipe), Central Ambulatorial Especializada, Serviço de Tratamento Fora do Domicílio (TFD), Central de Transplantes, Serviço de Remoção Inter-hospitalar Assistida (SRHIA) e, mais recentemente, o Telessaúde Sergipe. A cada 30 segundos, acompanhamos dentro da Central como estão os leitos, a situação das unidades para regular corretamente o paciente do SUS”, pontuou.

Através do Complexo Regulatório, o SUS Sergipe está cada vez mais fortalecido, segundo a gestora.

“O Complexo conta com uma melhor logística e mais tecnologia nos processos da regulação e direcionamento dos serviços, com fluxos que obedecem todos os critérios e Protocolos de Acesso e Clínicos. Para que a regulação aconteça é preciso ter a disponibilidade de vaga. Os profissionais orientam os fluxos assistenciais, estabelecendo a comunicação entre a gestão e os vários serviços de saúde da rede hospitalar estadual e unidades filantrópicas”.

Publicado: 12 de abril de 2016, 14:48 | Atualizado: 12 de abril de 2016, 14:48