Saúde realiza oficina de atualização em Profilaxia Pré-Exposição (PrEP)

A PrEP é uso preventivo de medicamento antes da exposição ao vírus do HIV

Com o intuito de atualizar os profissionais de saúde em relação à Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), a diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da gerência do Programa IST/Aids e Hepatites Virais, em parceria com a Fundação Estadual de Saúde (Funesa) promoveu, na manhã desta segunda-feira, 4, uma oficina de atualização em Prevenção Combinada com ênfase em PrEP.

A Profilaxia Pré-Exposição ao HIV (PrEP) é o uso preventivo de medicamentos antes da exposição ao vírus do HIV, reduzindo a probabilidade da pessoa se infectar com o vírus. A PrEP, deve ser utilizada pela pessoa que se encontra em situação de elevado risco de infecção, por não utilizarem o preservativo nas relações sexuais. Outros critérios também são considerados para a pessoa ter acesso, como a quantidade de parcerias sexuais eventuais, episódios frequentes de IST e entre outros.

Um dos palestrantes do evento foi o técnico do Programa de Vigilância, Prevenção e Controle das IST, HIV/Aids e Hepatites Virais, da SES, Almir Santana, que ressaltou sobre a importância de trazer atualizações sobre a PrEP para os profissionais de saúde. “É o primeiro evento que a gente foca na Profilaxia Pré-Exposição, então é uma ação importante porque nós vamos mostrar as novidades e interagir com os profissionais de saúde, para cada vez mais melhorar esse serviço que está sendo implantado em todo o mundo e que vem diminuindo os casos novos de HIV”, ressaltou. 

Atualmente, os municípios que possuem os Centros de Testagem e Aconselhamento (CTAs), que prestam assistência em relação a PrEP são: Canindé do São Francisco, Estância, Itabaiana, Lagarto, Nossa Senhora da Glória, Nossa Senhora do Socorro, Propriá, Tobias Barreto, São Cristóvão e Aracaju. As cidades que estão no processo de implantação são Porto da Folha e Barra dos Coqueiros. 

“É um serviço porta-aberta e toda a população pode procurar os Centros para a orientação da Profilaxia Pós-Exposição (PEP) e o uso da Profilaxia Pré-Exposição (PrEP), realização de testes rápidos das hepatites B e C, HIV e sífilis, aquisição de preservativos e do autoteste, uma inovação onde as pessoas podem fazer o teste em casa”, explica o enfermeiro e responsável técnico por PEP/PrEP/CTAs e Preservativos da DVS, Wesley dos Reis Costa.

Fotos: Flávia Pacheco

Publicado: 4 de setembro de 2023, 16:26 | Atualizado: 6 de setembro de 2023, 08:37