Saúde promove seminário sobre Políticas de Promoção da Equidade
O evento abordou temáticas como a identidade social no SUS, acolhimento de pessoas imigrantes e o atendimento a cidadãos em situação de rua
Com o intuito de discutir o respeito às diversidades de cada cidadão, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio da Diretoria de Atenção Primária à Saúde, promoveu nesta quarta-feira, 16, o Seminário Estadual de Políticas de Promoção da Equidade em Saúde, que contou com a participação de coordenadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde.
Algumas das temáticas abordadas pelos palestrantes foram as Políticas de Promoção da Equidade em Saúde no Sistema Único de Saúde (SUS): seus desafios e construções; subsistema de Atenção à Saúde Indígena; e os desafios para a articulação da rede de média e alta complexidade no SUS.
O secretário de Estado da Saúde, Walter Pinheiro, esteve presente no evento e salientou a importância da temática. “É um assunto super relevante, que precisa cada vez mais ser debatido. Por isso, o seminário vem como uma oportunidade de estreitar o diálogo com gestores e acadêmicos”, destacou o secretário.
Além disso, também foram temas de discussão a identidade social no SUS com o reconhecimento e entendimento sobre a população trans e crianças trans; entendimento, visibilidade e acolhimento da pessoa imigrante, refugiada ou apátrida; e a experiência no atendimento às pessoas em situação de rua.
A professora de enfermagem Amanda Sobral, que participou do seminário, frisou a importância do tema. “Precisamos aprender cada vez mais a cuidar dos usuários do Sistema Único de Saúde, respeitando a necessidade e o cuidado de cada um. Sou professora e preconizo a sensibilização dos alunos com uma temática tão relevante, que levarão para sua carreira profissional”, considerou.
No SUS, a equidade se evidencia no atendimento aos indivíduos de acordo com suas necessidades, em que todos precisam de atenção, seguindo os princípios políticos de saúde pública brasileira, conforme destacou a coordenadora de Acesso à Equidade da Secretaria de Atenção Primária do Ministério da Saúde, Lilian Silva.
“Trouxemos os principais desafios para a retomada das políticas de equidade no âmbito do Ministério da Saúde. Além disso, temos observado a dificuldade de acesso, e o nosso grande desafio é o resgate das políticas públicas para a promoção do acesso da equidade no SUS”, disse a coordenadora.
Para a estudante de enfermagem Shaynna Rodrigues, que cursa o décimo período, o seminário contribuiu para reforçar o respeito às diferenças. “A equidade vem para respeitarmos as diversidades e as necessidades de cada indivíduo, e debater essa temática é fundamental para o atendimento mais humanizado às pessoas”, pontuou.




Fotos: Mário Sousa e Flávia Pacheco
Publicado: 16 de agosto de 2023, 20:57 | Atualizado: 16 de agosto de 2023, 20:57