Saúde participa do ‘Sergipe é aqui’ ofertando vários serviços

Quarta edição do projeto será realizada em Estância. A novidade nesta edição é que a SES levará o serviço de cadastro de Medula Óssea e exames do Protege


A Secretaria de Estado da Saúde (SES) participará da quarta edição do ‘Sergipe é aqui’, que será realizado na próxima sexta, 12, na Escola Municipal Maria Izabel de Carvalho Nabuco D’Ávilana, no município de Estância, Sul sergipano. Serão oferecidos exames e consultas nas Carretas do Homem e da Mulher, com a realização de ultrassonografias e outros procedimentos para a população local. A novidade nesta edição é que a SES, por meio da Fundação de Saúde Parreira Horta (FSPH), ofertará o serviço de cadastro de Medula Óssea e exames do Protege.

Com a finalidade de promover ações integradas de promoção da saúde e prevenção de doenças, a Unidade Móvel ‘Fique Sabendo’ vai realizar testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites Virais. O público-alvo são pessoas sexualmente ativas, com idade superior a 15 anos, atendidas por ordem de chegada, de acordo com a senha liberada. A média prevista é de 60 usuários, correspondendo a 240 testes rápidos. O diretor do Programa IST/AIDS da SES, o médico Almir Santana, explicou que os serviços disponibilizados durante a ação são importantes para a prevenção das infecções sexualmente transmissíveis (ISTs).

Além dos serviços nas Unidades Móveis, a ação contará com profissionais do Laboratório Central de Saúde Pública de Sergipe (Lacen), Centro de Hemoterapia de Sergipe (Hemose) e Serviço de Verificação de Óbitos (SVO). O Lacen levará para o público o Programa de Proteção à Gestante (Protege), com orientações e coleta de amostras para testes, que são realizados no terceiro e último trimestre da gravidez. Já o setor de Ações Estratégicas do Hemose fará o cadastro para doador de Medula Óssea, que atende pacientes com leucemias e tem como única chance de cura o transplante de medula e, para isso, é preciso encontrar um doador compatível.

Publicado: 10 de maio de 2023, 10:17 | Atualizado: 10 de maio de 2023, 10:17