Saúde orienta sobre o serviço do preposto para retirada de medicamentos

O objetivo é facilitar a logística do paciente para receber os insumos, que são medicamentos e fórmulas alimentares

O Serviço de Atendimento ao Preposto (SAP) é um programa de atenção aos usuários cadastrados no Centro de Atenção à Saúde de Sergipe (Case), órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (SES), que residem no interior do estado e precisam receber medicamentos. Para facilitar o acesso, um representante legal, chamado de preposto, é indicado pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS), para que ele se desloque até a capital para retirar os medicamentos e levar até o município para fazer a distribuição para os usuários. 

Os prepostos são representantes dos pacientes dos municípios que fazem a retirada dos medicamentos para entregar aos usuários. A coordenadora da Assistência Farmacêutica da SES,  Juliana Santos, explicou que o objetivo da ação é facilitar a logística do paciente para receber os insumos, que são medicamentos e fórmulas alimentares. “O SAP foi idealizado como estratégia para capilarização do acesso aos medicamentos, bem como para otimizar o transporte sanitário das SMS”, explicou. 

O usuário cadastrado no Case que reside em algum dos 74 municípios do interior, que deseja receber seus medicamentos, fórmulas alimentares ou insumos através do programa SAP/Case, deve solicitar junto à Secretaria Municipal de Saúde, a inclusão no Programa, mediante apresentação de xerox de RG, CPF, comprovante de residência e preenchimento da declaração autorizadora (procuração).  

Atualmente, cerca de oito mil pacientes são atendidos por meio de prepostos. Para a coordenadora do Case, Jéssica Santos, o preposto traz mais comodidade aos usuários. “O serviço de atendimento ao preposto é muito relevante, principalmente, para as pessoas do interior onde o objetivo é facilitar o acesso aos medicamentos do componente especializado da assistência farmacêutica. Através da pessoa do preposto esses medicamentos  conseguem chegar em tempo hábil aos municípios para serem repassados aos usuários do Case”, ressaltou Jéssica.

Publicado: 21 de agosto de 2023, 11:08 | Atualizado: 21 de agosto de 2023, 11:08