Saúde levará autoteste e ações educativas para a 23ª Parada LGBTQIAPN+ neste domingo, 11

O trabalho será voltado para a conscientização das pessoas com orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs)

A fim de levar ações educativas, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), por meio do Programa IST/Aids, estará presente na 23ª Parada LGBTQIAPN+, que acontece no próximo domingo, 11, na Orla da Atalaia, a partir das 13h. O trabalho é voltado para a conscientização das pessoas, com orientações sobre as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST) e distribuição de preservativos femininos e masculinos para uma relação sexual segura.

Na ocasião, também será ofertado o autoteste para a detecção de HIV, levando mais prevenção e conhecimento sobre o diagnóstico precoce. O autoteste é realizado pela própria pessoa, sozinha ou acompanhada de alguém da sua confiança, em um ambiente familiar de sua preferência. “O autoteste será estimulado para ser feito na hora dentro do Camisildo. Caso a amostra seja reagente, será encaminhado para um serviço de saúde para a confirmação, pois é um teste de triagem”, explicou o médico e referência técnica do Programa IST/Aids, Almir Santana. 

Samu 192

Além disso, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) também marcará presença no evento com a Unidade de Suporte Básico (USB) e com uma dupla de motolância para garantir assistência pré-hospitalar de forma qualificada, segura e célere. A Central de Regulação de Urgência ficará em canal prioritário para qualquer necessidade adicional.

Publicado: 9 de agosto de 2024, 15:49 | Atualizado: 9 de agosto de 2024, 15:49