Saúde garante melhorias para o Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória

Por Morgana Barbosa

SES visita Glória (3)Nesta terça-feira, 12, a secretária de Estado da Saúde, Conceição Mendonça, esteve no Hospital Regional de Nossa Senhora da Glória, localizado no alto sertão sergipano, para realizar uma visita técnica. Na ocasião, ocorreu o alinhamento de estratégias para melhoria dos processos de trabalho e avaliação do novo projeto de reforma da unidade.

Administrado pela Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Fundação Hospitalar de Saúde (FHS), o Hospital Regional é responsável pela assistência aos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) de nove municípios sergipanos que integram a microrregião de Saúde Alto Sertão.

“Alguns problemas constatados na unidade serão resolvidos de imediato, como é o caso do mobiliário e alguns equipamentos necessários à ativação de enfermarias. Vamos substituir camas, berços e mais alguns itens. Também serão realizadas melhorias na sala de raio-x, dentre elas a substituição do ar-condicionado. Além disso, nossa proposta junto à direção do Hospital é que seja ativada mais uma ala amarela, que receberá novos leitos em breve”, explicou a secretária Conceição Mendonça.

Segundo a gestora, a expectativa é que no prazo de três semanas a maior parte dessas melhorias já estejam implementadas e os resultados gerem ampliação do acesso aos serviços, além do melhor atendimento aos usuários do SUS.

Em relação à reforma estrutural da unidade, o diretor de planejamento da SES, Evandro Galdino, explica que já está sendo licitado o projeto complementar que viabilizará o andamento das obras.  “Foram realizadas readequações no projeto original. Ao final desse processo, a expectativa é que, em 90 dias, a elaboração do projeto esteja concluída. Em seguida, será aberto um processo licitatório para a contratação de uma nova empresa que assumirá as obras na unidade”, explica Evandro Galdino.

“O projeto irá favorecer a ampliação da assistência à comunidade e garantirá mais conforto e uma melhor qualidade dos serviços“, avalia a superintendente da unidade, Dejane Santana.

Acompanhada pela diretora operacional da FHS, Jurema Viana, e equipe técnica, Conceição Mendonça, dialogou com gestores, funcionários e pacientes da unidade. “O mais importante é manter a comunicação com as equipes, a conversa com os pacientes e, especialmente, saber que eles estão sendo bem acolhidos e bem atendidos”, revela a secretária de Estado da Saúde.

Serviços

Atualmente a unidade oferta serviços de Clínica Médica, Pediatria e Obstetrícia. A maternidade possui 16 leitos e o Pronto Socorro dispõe de 10 leitos de observação para adultos, cinco pediátricos, 18 poltronas de observação e um leito de isolamento. Para os atendimentos de urgência, o Hospital conta com dois clínicos e um pediatra.

“Também dispomos de dois leitos de estabilização destinados aos pacientes mais graves. Após serem estabilizados eles são transferidos para unidades de alta complexidade. Além disso, o Hospital possui uma sala cirúrgica. Também são realizados exames de Raio-x”, complementa a superintendente da unidade, Dejane Santana.

Publicado: 13 de julho de 2016, 17:10 | Atualizado: 13 de julho de 2016, 17:10