Saúde define estratégias para passagem da Tocha Olímpica
Por Morgana Barbosa
Em reunião realizada na manhã desta terça-feira, 10, a Secretaria de Estado da Saúde (SES), através da Diretoria de Vigilância Sanitária Estadual (DIVISA), Núcleo de Endemias e Programa DST/Aids, alinhou estratégias junto a gestores municipais para operacionalizar ações a serem executadas em ocasião da passagem da Tocha Olímpica pelo Estado.
De acordo com o diretor Estadual de Vigilância Sanitária, Antônio de Pádua Pombo, para a elaboração das estratégias são levadas em consideração as recomendações do Ministério da Saúde e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). A ideia é, também, gerar um maior envolvimento das Vigilâncias Municipais no que diz respeito às ações voltadas à promoção, prevenção e proteção relacionadas aos serviços de alimentação, hospedagem e, principalmente, os serviços prestados por ambulantes.
“Nessa reunião, definimos um cronograma de capacitação para os municípios. Os fiscais dos municípios onde o evento acontecerá serão capacitados pelas áreas técnicas da Vigilância Sanitária para que possam prestar um serviço que minimize, ao máximo possível, o risco de episódios indesejáveis durante o evento. Além da capacitação, o Estado também estará presente. Deslocaremos equipes das diversas áreas, como: meio ambiente, saúde do trabalhador, serviços em saúde e alimentos, para cooperar durante o evento com as Vigilância Municipais “, acrescenta Pádua.
As cidades sergipanas pelas quais passarão o fogo olímpico, nos dias 28 e 29, serão: Aracaju, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora da Glória e Poço Redondo.
Segundo a Secretária da Saúde do município de Nossa Senhora das Dores, Daiane Oliveira, a reunião foi proveitosa.
“Graças a essa iniciativa da Secretaria de Estado da Saúde, saímos com todo um aparato e toda orientação de como devemos agir no dia em que a Tocha estiver passando pelo nosso município. Obtivemos o embasamento necessário para orientar nossos funcionários, além da capacitação que eles receberão, que se faz necessária para abrilhantar ainda mais o evento”, declara Daiane Oliveira.
Aedes Aegypit
Em virtude da grande aglomeração de pessoas que deve ocorrer em virtude da passagem da Tocha Olímpica, o Núcleo de Endemias da SES orienta os municípios à intensificar o combate aos focos do Aedes aegypit.
A Secretaria de Estado da Saúde também disponibilizará o carro fumacê como suporte para reforçar as ações de combate ao mosquito transmissor da Dengue, Chikungunya e Zica vírus.
“Estamos trabalhando em ações preventivas, com cuidados anteriores à passagem da Tocha. A Secretaria de Estado da Saúde irá disponibilizar para os municípios ações como o carro fumacê, distribuição de panfletos informativos, além de orientações para que sejam intensificadas as ações nos locais onde a Tocha irá passar e na semana que antecede o evento. Tudo isso para reduzir o risco da população contrair as doenças que são transmitidas pelos vetores”, explica Sidney Sá, coordenadora do Núcleo de Endemias da SES.
DST/Aids
Os municípios que realizarem eventos em celebração à passagem da Tocha receberão suporte da Secretaria de Estado da Saúde, através do Programa Estadual DST/Aids, para a realização de campanhas de prevenção das DSTs. Serão disponibilizados panfletos informativos e preservativos. A Unidade Móvel “Fique Sabendo” estará presente em um dos municípios envolvidos.
“O foco é a camisinha. O município que quiser camisinha masculina, feminina e gel, forneceremos”, informa o gerente do Programa Estadual de DST/Aids da Secretaria de Estado da Saúde, Dr. Almir Santana .
As secretarias municipais também receberam como sugestão a realização de testes rápidos de HIV, Sífiles e Hepatites. “A nossa sugestão é que, se no trajeto da Tocha houver unidade de saúde, que sejam oferecidos os testes”, esclarece Dr. Almir.
Publicado: 10 de maio de 2016, 19:53 | Atualizado: 10 de maio de 2016, 19:53