Saúde de Sergipe vai inaugurar Centro Especializado em Reabilitação Física, Auditiva, Visual, Intelectual e TEA (CER IV)
A Secretaria de Estado da Saúde ganha mais um importante equipamento, o Centro Especializado em Reabilitação José Leonel Ferreira Aquino (CER IV) que será inaugurado na próxima sexta-feita, 27 de agosto. O objetivo do CER IV, é promover cuidados em saúde para habilitação/reabilitação física, auditiva, visual, intelectual e TEA. Para isso, desenvolverá ações de promoção à saúde, de prevenção dos agravos e de identificação precoce das deficiências em todas as fases da vida.
Trata-se de um projeto com investimento de mais de 29 milhões de reais, construído em uma área de aproximadamente 7 mil m², no bairro Capucho, possui uma estrutura física que é considerada como uma das melhores do Nordeste. O CER IV possui sala de acolhimento familiar, consultórios médicos nas especialidades das reabilitações, consultórios para atendimento com psicólogo, fonoaudiólogo, fisioterapeuta, terapeuta ocupacional, nutricionista, assistente social, enfermeiro, educador físico e psicopedagogo. Os usuários contarão, ainda, com brinquedoteca, sala de vídeo, campo de futebol, ginásio de fisioterapia ortopédica, duas piscinas cobertas acessíveis e aquecidas para pacientes em tratamento de fisioterapia aquática e anfiteatro.
“A equipe do centro está composta por, aproximadamente, cinquenta profissionais que realizarão atendimentos ao público no horário das 07h às 17h. A implantação será gradativa até que consigamos concluir a chegada dos profissionais de todas as especialidades considerando a complexidade do equipamento. Os pacientes identificados como usuários CER IV, serão encaminhados para o centro através dos profissionais da atenção básica que atuam nas unidades de saúde dos 75 municípios sergipanos. Dentre os serviços que terão acesso no CER IV estão: apoio diagnóstico; atendimento Individual; terapias em Grupo; prescrição de órteses, próteses e meios auxiliares de locomoção; orientação e acompanhamento familiar”, explica Sayonara Carvalho, coordenadora do CER IV.
O equipamento de saúde funcionará em parceria com os cursos da área da saúde da Universidade Federal de Sergipe. A proposta é possibilitar que os alunos possam realizar estágios, pesquisas, extensão, residência para aumentar a capacidade de atendimento e resposta ao público. “A Universidade Federal de Sergipe tem os melhores professores e pesquisadores, é centro formador de excelência, de nível internacional. Para nós, será muito valioso poder agregar todo o potencial da UFS, a um serviço que já começa com uma proposta muito acolhedora, fluxos regulados e com grande potencial de assistência, visando compreender as necessidades dos usuários. Quando a gente somar ao CER IV toda equipe de professores da UFS , tenho certeza que os serviços vão ser muito bem recebidos pela população que necessita de suporte nos quatro tipos de deficiência que o centro abarca. A proposta é que toda a expertise da UFS, seja incorporada aos serviços que o CER IV tem de potencial e, assim, atender uma demanda reprimida do estado de Sergipe”, compartilha com ansiedade Jader Pereira, professor do Departamento de fisioterapia da UFS.
Publicado: 26 de agosto de 2021, 18:35 | Atualizado: 26 de agosto de 2021, 20:04