Saúde comemora o Dia Mundial da Atividade Física e reforça a importância de uma vida ativa

A atividade física reduz o estresse, evita a obesidade e melhora a autoestima

A Secretaria de Estado da Saúde (SES), em referência ao Dia Mundial da Atividade Física, celebrado dia 6 de abril, criou o tema “Vida Ativa é Longevidade” para que os profissionais de saúde dos municípios sergipanos possam estimular uma vida saudável à população. A iniciativa partiu da área técnica do Programa Academia da Saúde (PAS), lançado em 2011 pelo Ministério da Saúde, com o objetivo de promover práticas corporais e atividades físicas em todas as faixas etárias, na contribuição de modos de vida saudáveis à população brasileira.

A Referência Técnica do Programa Academia da Saúde da SES, Ivete Góis, atua assessorando os gestores municipais de saúde, coordenadores e profissionais da Atenção Primária à Saúde (APS) sobre o Programa Academia da Saúde (PAS) com os seus principais eixos temáticos, sempre alinhados com a Política Nacional de Atenção Básica (PNAB) e com todos os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS).

“Trata-se de uma iniciativa do SUS, inserida na Atenção Primária à Saúde, voltada à promoção da saúde e Prevenção de Doenças Crônicas Não Transmissíveis (DCNT), com ações voltadas e ofertadas nas práticas de atividades físicas e corporais, dirigidas a toda a população, potencializando os espaços públicos e de lazer”, explicou.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), trinta minutos de exercício por dia ajudam a melhorar a saúde. Entre outros benefícios, evita a obesidade, reduz a pressão arterial sistêmica, o estresse e melhora a autoestima. “No segundo semestre de 2022 o estado de Sergipe foi contemplado com o Incentivo a Atividade Física (IAF) dentro da APS dos municípios, com 140 inscrições no Cadastro Nacional de Estabelecimento de Saúde (CNES), selecionados de acordo com os critérios do Ministério da Saúde. Atualmente, o estado dispõe de 25 pólos custeados pelo Ministério da Saúde, presentes nas 7 regiões de saúde, dispostos em 23 municípios sergipanos”, acrescentou.

Publicado: 6 de abril de 2023, 14:24 | Atualizado: 6 de abril de 2023, 14:25