Samu mostra à população de Lagarto os cenários prováveis às vítimas de trânsito
Uma ação do Núcleo de Educação Permanente (NEP) do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) surpreendeu a população lagartense nesta segunda-feira, 22, ao montar no centro da cidade um painel apresentando os prováveis cenários que envolvem as vítimas de acidente de trânsito. A ação, realizada a convite e em conjunto com o Departamento de Trânsito e Transporte Urbano (DTTU) de Lagarto e Secretaria Municipal de Ordem Pública, assinalou o Dia Mundial das Vítimas de Acidentes de Trânsito, celebrado em 21 de novembro.
Quem passou pelo centro da cidade se deparou com a simulação de um acidente de moto, onde havia viaturas do órgão local de trânsito e do Samu , bem como um carro funerário. No chão, uma vítima representada por um manequim. A ideia era mostrar à população os dois cenários prováveis: a viatura do Samu representando o socorro à vítima sobrevivente, e o carro funério o transporte do corpo da vítima fatal para o Instituto Médico Legal (IML).
“A ação chamou muito a atenção da população, a cena chocou, mas foi muito elogiada”, destacou o gerente do Núcleo de Educação Permanente, Kelson Santos, acrescentando que uma panfletagem também foi realizada. “Cada vez que o semáforo fechava, os agentes de trânsito abriam uma faixa informando que 1,3 milhão de pessoas perderam a vida nos acidentes de trânsito neste ano de 2021 em todo o mundo”, completou.
Segundo Kelson Santos, a média de mortes no trânsito no Brasil gira em torno de 35 mil a 40 mil pessoas por ano, além das invalidezes permanentes, cujo número chega a ultrapassar entre 300 mil a 500 mil cidadãos. “É assustador, mas infelizmente uma parcela grande da população é negligente, imprudente e desrespeitam com muita facilidade as leis e normas do trânsito”, considerou o gerente, salientando que os grupos mais vulneráveis são os pedestres, ciclistas e motociclistas.
A atividade contou com a presença do secretário municipal da Ordem Pública de Lagarto, Marcos França, do diretor do DTTU, Ricleverton Fonseca, do gerente do NEP, Kelson Santos, do enfermeiro Lino Eduardo Faraá e do condutor Marcelo Willey, além dos agentes de trânsito local.
Publicado: 23 de novembro de 2021, 12:14 | Atualizado: 23 de novembro de 2021, 12:39