Samu encerra o mês de julho com 621 chamadas no final de semana
Por Luiza Sampaio
O balanço do último final de semana de julho mostra que o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe) registrou a abertura de 621 chamadas. Das ocorrências, sete foram assistidas através das Motolâncias, 80 pelas Unidades de Suporte Avançado (USA) e 277 pelas Unidades de Suporte Básico (USB).
De acordo com a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos, as vítimas de acidentes com moto lideraram o ranking de atendimento por causas externas. “Foram 29 pacientes atendidos devido à queda de motocicleta, 17 por colisão carro e moto, e outros 13 por colisão moto e moto”, detalha a gestora.
O serviço pré-hospitalar da Rede Estadual de Saúde atendeu, ainda, a 15 vítimas de queda, cinco de atropelamentos, sete pacientes atendidos por causa de agressão física, nove devido a ferimento por arma de fogo, seis por ferimento de arma branca, além de prestar 23 orientações médicas.
Mesmo com as constantes campanhas realizadas pelo serviço, a exemplo da “Sou Amigo do Samu – Não Passo Trote”, as ocorrências deste tipo ainda são registradas. Foram 342 somente neste final de semana.
“Já reduzimos o trote em torno de 15%, desde o início da campanha. Mas é preciso maior empenho da população, pois as falsas chamadas comprometem o tempo resposta e a qualidade do serviço”, alerta Glícia Ramos.
Publicado: 1 de agosto de 2016, 16:44 | Atualizado: 1 de agosto de 2016, 16:44