Samu e Rede Hospitalar participarão da passagem da Tocha Olímpica por Sergipe

Por Júnior Matos

Aconteceu nesta quarta-feira, 27, uma reunião para discutir a assistência em saúde durante a passagem da Tocha Olímpica por Sergipe nos dias 28 e 29 de maio. O encontro ocorreu no Palácio dos Despachos e reuniu representantes da Secretaria de Estado da Saúde (SES), Fundação Hospitalar da Saúde (FHS) e do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu 192 Sergipe), além de secretários e representantes das seis cidades por onde o Fogo Olímpico irá passar (Aracaju, Canindé do São Francisco, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Poço Redondo e Nossa Senhora da Glória).

“O encontro teve a finalidade de alinhar as condutas para a realização das ações entre o Samu 192 Sergipe, Rede Hospitalar e todos os municípios envolvidos para que possamos trabalhar de acordo com o que estabelece o Comitê Olímpico. O foco é garantir a assistência qualificada à população, como também aos condutores da tocha que estarão no revezamento”, explica a superintendente do Samu 192 Sergipe, Glícia Ramos.

Uma Unidade de Suporte Avançado (USA), conhecida como UTI Móvel, seguirá a Tocha Olímpica durante todo o trajeto.

“Esta ação segue o que preconiza o Comitê Olímpico Internacional.  A USA seguirá o comboio que será formado inicialmente no município de Canindé, passando por Poço Redondo, Nossa Senhora das Dores, Nossa Senhora da Glória, Aracaju e Propriá, de onde a Tocha será levada ao estado de Alagoas. Para isso, também foi realizada uma pactuação com os municípios para que disponibilizem suas unidades de saúde para qualquer necessidade de atendimento ou estabilização de um paciente grave”, reforça Glícia Ramos.

O Grupamento Tático Aéreo também dará suporte ao evento. “ O GTA já foi acionado pela Secretaria de Segurança Pública (SSP). Todo o trajeto será acompanhado pelo helicóptero do grupamento, que contará com um médico em sua tripulação. Essas medidas assegurarão a assistência e garantirão eficiência no tempo resposta a qualquer atendimento”, reforça a superintendente do Samu 192 Sergipe.


Evento em Aracaju

No dia 28 de maio, a tocha estará em Aracaju, onde terá um grande evento organizado pelo Comitê Olímpico. “Daremos suporte ao evento com a montagem de um Posto Médico Avançado e uma USA. O posto será semelhante ao que já montado no Arena Batistão para o período de aclimatação dos atletas. A iniciativa terá a parceria da Secretaria Municipal de Saúde de Aracaju”, esclarece Glícia Ramos

Participação da Rede Hospitalar

A Rede Hospitalar Estadual também dará todo apoio ao evento. “Nosso foco é assegurar que os serviços realizados pelos Samu e pelas unidades dos municípios que receberão a Tocha Olímpica tenham o máximo de qualidade e estejam preparados para qualquer eventualidade que ocorra. Para isso, estamos fortalecendo as unidades hospitalares da Rede Estadual com equipamentos ou qualquer deficiência existente, reforçando a necessidade de escalas completas em hospitais, UPAS e salas de estabilização para garantir a retaguarda nos casos que se fizerem necessários”, salienta Marly Palmeira, coordenadora do Núcleo de Urgência e Emergência da Secretaria de Estado da Saúde (SES).

Um Plano Operacional também foi elaborado para os dias do evento. “A ação amplia o raio de assistência e engloba ações tanto do Samu como da Vigilância Sanitária e da Rede Hospitalar, que também atenderão a esta demanda”, enfatiza Marly Palmeira.

A Fundação Hospitalar de Saúde também é grande parceira e articula estratégias para que os Hospitais Regionais possam absorver as demandas provenientes da passagem pelo estado de Sergipe.

O trajeto da Tocha Olímpica no Brasil

Segundo o Comitê Olimpíco, o percusso começará por Brasília no dia 3 de maio e terminará no Rio de Janeiro, no dia 4 de agosto, passando por mais de 300 cidades nesse período.

Em Sergipe, a Tocha Olímpica passará por seis municípios: Aracaju, Nossa Senhora das Dores, Propriá, Canindé do São Francisco, Nossa da Glória e Poço Redondo nos dias 28 e 29 de maio.

Publicado: 28 de abril de 2016, 13:50 | Atualizado: 28 de abril de 2016, 13:50